Torne-se perito

Portugal tetracampeão nos Mundiais de atletismo de deficiência intelectual

Selecção nacional foi a mais medalhada da competição que decorreu em Ancona, Itália.

A Selecção portuguesa de atletismo da deficiência intelectual sagrou-se neste domingo tetracampeã mundial por equipas, tanto no sector masculino como no feminino, nos 9.ºs Campeonatos do Mundo INAS de pista coberta, em Ancona, Itália.

A selecção masculina somou 85 pontos, batendo França e Espanha, enquanto a feminina garantiu 61, suficientes para se superiorizar a Ucrânia e França. Ambas comprovaram o favoritismo, naquela que é a quarta vitória consecutiva.

No último dia de provas, a comitiva lusa juntou mais cinco medalhas ao pecúlio das duas primeiras jornadas (18) e acabou como país mais medalhado da competição, com 23. Das cinco medalhas do último dia do 9.º Campeonato de Mundo de pista coberta INAS, quatro foram de ouro.

Ana Filipe e Lenine Cunha terminaram em 1.º nos concursos de salto em altura, com 1,43 metros (melhor marca da época) e 1,63, respectivamente.

Cristiano Pereira subiu ao lugar mais alto do pódio nos 800 metros, com 1.59,64 minutos, e a estafeta feminina de 4x400 metros, formada por Ana Ramos, Raquel Cerqueira, Maria Sousa e Ana Filipe, alcançou o ouro com o registo de 4.48,28.

A outra medalha da jornada foi o bronze de Carlos Lima, nos 200 metros, com um recorde pessoal de 24,01 segundos. Por fim, a jovem açoriana Ana Filipe foi destacada com o prémio de Atleta dos Campeonatos.

Sugerir correcção