Alexandre Farto e Gabriela Albergaria na principal feira de arte de Nova Iorque

Os dois artistas vão participar esta semana no The Armory Show, representados pela Vera Cortês Art Agency.

Fotogaleria
Alexandra Albergaria Daniel Rocha
Fotogaleria
Alexandre Farto, aka Vhils José Maria Ferreira

Os artistas portugueses Alexandre Farto e Gabriela Albergaria vão participar, entre quarta e sexta-feira, no The Armory Show, a principal feira de arte de Nova Iorque.

Os portugueses são representados pela Vera Cortês Art Agency, que também apresenta na feira a dupla brasileira Detanico-Lain, constituída por Angela Detanico e Rafael Lain.

Alexandre Farto, conhecido por Vhils, vai apresentar trabalhos novos, desenvolvidos no último ano, baseados em cartazes de publicidade ilegal retirada das ruas de Lisboa. "Este corpo de trabalho encontra-se inserido num núcleo maior assente neste suporte no qual tenho estado a trabalhar há uns anos. Tem por base uma reflexão sobre as influências a que estamos sujeitos no espaço público das cidades contemporâneas e o modo como afectam a formação da identidade", explicou o artista à agência Lusa.

Vhils acredita que as peças "oferecem uma espécie de leitura arqueológica que procura revelar parte daquilo que se vai soterrando sob as novas camadas que se vão sobrepondo no espaço da cidade como representação das mudanças sociais e culturais que vão tendo lugar."

A viver em Nova Iorque desde há cerca de 5 anos, Gabriela Albergaria encontra nos jardins e parques a principal fonte do seu trabalho, criando plataformas de relações entre o homem e a natureza. Formada na Faculdade de Belas Artes do Porto, a artista tenta analisar e desconstruir as convicções sociais e culturais que rodeiam as imagens da natureza através do desenho, da fotografia e da escultura.

Fundado em 1994, pelos negociantes de arte Colin de Land, Pat Hearn, Matthew Marks e Paul Morris, então com a designação de Gramercy International Art Fair, o The Armory Show é hoje a principal feira de arte internacional da cidade, juntando cerca de 200 galerias de todo o mundo.

Vhils, que participa em eventos semelhantes desde que começou a trabalhar com galerias em 2006, explica que "as feiras não são exposições, assentam numa lógica de representatividade da obra do artista por motivos de promoção" e que é nesse sentido que vê a sua presença. "A gestão desta participação encontra-se nas mãos das galerias com quem trabalho, mas têm-se mostrado importantes para divulgar o trabalho e estabelecer contactos com instituições e coleccionadores", acrescenta.

A feira faz parte Armory Arts Week, uma iniciativa anual que acontece em toda a cidade, reunindo galeristas, artistas e coleccionadores, e oferecendo visitas exclusivas a museus, aberturas de galerias, palestras e performances.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar