Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: bolo de chocolate fácil

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas sugere uma receita aos leitores do P3. Este bolo de chocolate nunca nos deixa ficar mal e até nos põe de bom humor

Um bom bolo de chocolate nunca nos deixa ficar mal. Não dá insónias, não pede favores, não emite opiniões despropositadas, não fala alto em sítios públicos, não nos aponta defeitos nem repara nas nossas olheiras, não tem vergonha de andar de mãos dadas na rua. É precisamente o oposto de tudo isto: aumenta os níveis de serotonina e põe-nos de bom humor com o mais singelo garfo.

Sempre que olho para estas fatias, imagino-me a caminho da cozinha, às escondidas, para roubar só mais um pedaço. Trata-se de um reflexo estímulo-resposta, a Psicologia explica.

O cérebro coordena o corpo, os braços mexem-se, a faca corta. Há um sentimento de culpa associado se isto acontece após as onze da noite — embora esta receita até seja pouco calórica. Por outro lado, em minha defesa, deixem-me recordar-vos este texto sobre os (inúmeros) benefícios da ingestão de chocolate durante a gravidez: há coisas que faço especial questão de não descurar.

Ora, o estado de graça está a poucos dias de deixar de o ser e eu queria despedir-me com o meu ingrediente favorito. Em breve estarei de volta — e prometo que não será com as recentes descobertas no mundo das papas de bebé ou com purés de fruta altamente nutritivos.

Do que precisas:

200 g de chocolate negro

70% de cacau

90 g de açúcar amarelo ou mascavado

100 g de manteiga magra sem sal

4 colheres de sopa de farinha super fina com fermento

3 ovos L

125 ml de água a ferver

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 180º C.

2. Parte o chocolate em pequenos pedaços e derrete-o juntamente com a manteiga em banho-maria. Retira do lume e adiciona o açúcar, a farinha, os ovos e a água a ferver. Envolve bem com uma vara de arames (mas sem bater).

3. Unta uma forma pequena (18 cm de diâmetro) com manteiga, polvilha-a com farinha e verte a massa. Leva ao forno por 15 a 20 minutos (confere com o teste do palito). Quando arrefecer polvilha com cacau em pó.

Dica: acompanha com morangos frescos e iogurte natural.