O jogo em que o jogador expulsou o árbitro

Atleta do Trabzonspor exibiu o cartão vermelho ao juiz da partida com o Galatasaray, a contar para o campeonato turco.

Foto
Jogador do Trabzonspor mostra o cartão vermelho... ao árbitro AFP

Um jogo com quatro expulsões não é comum, mas foi isso que sucedeu neste domingo, entre o Galatasaray e o Trabzonspor, numa partida relativa ao campeonato turco de futebol. Mas isso não foi o mais incomum que sucedeu no encontro disputado em Istambul. É que as quatro expulsões foram todas para a equipa visitante, lançando a revolta entre os futebolistas do emblema de Trebizonda. A seguir, ocorreu o caricato, quando um atleta do Trabzonspor, no final do jogo, conseguiu retirar o cartão vermelho da mão do árbitro e o exibiu ao juiz da partida... "expulsando-o".

A cena bizarra ocorreu ao minuto 86 e numa altura em que a equipa do Trabzonspor já estava reduzida a nove jogadores. Foi nesse instante que o árbitro Deniz Ates Bitnel assinalou penálti favorável ao Galatasaray e expulsou Luis Cavanda, por uma falta cometida sobre Umut Bulut na área do Trabzonspor. Seguiu-se uma enorme confusão no relvado entre jogadores e o juiz da partida, com Salih Dursun a roubar o cartão vermelho do árbitro e a brandi-lo ao homem vestido de negro, que recuperou o cartão de seguida e expulsou do jogo Dursun.

Selcuk Inan não falharia a conversão da grande penalidade, que seria determinante para o triunfo do Galatasaray por 2-1.

A atitude de Dursun não foi, contudo, condenada. "Um cartão vermelho 100% justificado", titulava o jornal desportivo Fanatik, acompanhando estas palavras da foto em que Dursun exibia o cartão vermelho ao árbitro e se indicavam seis erros de análise do homem que dirigiu o encontro.

O próprio Dursun Ozbek, presidente do Galatasaray, reconheceu que a arbitragem não esteve sempre à altura.

Já os adeptos do Trabzonspor receberam os jogadores como heróis e o clube anunciou que iria começar a vencer t-shirts com a imagem de Dursun a mostrar o cartão vermelho ao árbitro.

Em 1995, Paul Gascoigne, quando jogava no Glasgow Rangers, também exibiu um cartão a um árbitro. Na ocasião, o internacional inglês mostrou o amarelo ao juiz Dougie Smith, que dirigia uma partida do campeonato escocês, frente ao Hibernian.

E há também o caso do português Zéquinha que, no jogo entre o Chile e Portugal, dos oitavos-de-final do Mundial sub-20 de 2007, tirou o cartão vermelho da mão do árbitro, na tentativa de evitar a expulsão do seu companheiro Mano.

Sugerir correcção
Comentar