Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: pudim de “curd” de limão

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas sugere uma receita aos leitores do P3. Este pudim, inspirado numa receita de Jamie Oliver, tem o limão como protagonista

No passado dia de São Valentim, fui presenteada pelo meu marido com um livro de culinária. Ele nunca teve muito jeito para escolher presentes, mas o gosto foi-se refinando com o tempo: as flores murcham, os chocolates engordam, as receitas... partilham-se (com ele, escusado seria escrever). Apesar disso, não deixa de ser um bonito lugar seguro — ainda que a advertência do talão de troca lhe continuar a tilintar aos ouvidos qualquer que seja o acto de generosidade.

Desta vez, calhou-me em sorte um livro do Jamie Oliver publicado em 2001.

A capa mostra um rapaz novo e imberbe, com o colarinho da camisa axadrezada a sobrepor-se ao da casaca de ganga Levi’s gasta pelo tempo, como deve ser. O interior revela que há já 15 anos havia quem soubesse como tornar os nossos “Dias Felizes” (é este o título do livro), captar fotografias inspiradoras e mimar um estômago visionário para a época. Este pudim (ainda que lhe tenha imprimido pequenas alterações) é um belo exemplo disso.

Do que precisas:

55 g de manteiga magra sem sal

110 g de açúcar

Raspa toda de 1 limão

2 ovos grandes separados

55 g de farinha fina com fermento

285 ml de leite magro

3 colheres de sopa de sumo de limão

3 hastes de tomilho-limão (opcional, mas muito recomendável)

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 180º C.

2. Bate a manteiga, o açúcar e a raspa de limão numa taça. Separa as gemas das claras e adiciona as gemas e a farinha peneirada ao preparado anterior. Bate bem.

3. Acrescenta agora o leite, o sumo de limão e as folhas de tomilho-limão e mexe com uma vara de arames.

4. Numa outra taça, bate as claras em castelo bem firme e incorpora-as na mistura cuidadosamente (para que o ar não se perca).

5. Verte a massa sobre tacinhas individuais (ramequins) previamente pinceladas com manteiga.

6. Enche um tabuleiro com cerca de 1/3 de água quente, coloca as tacinhas sobre a água e leva ao forno por 20-25 minutos ou até a crosta estar com uma bonita cor dourada.