Rádio Universidade de Coimbra sai do estúdio para festejar os 30 anos

A única rádio local de Coimbra assinala em Março três décadas no ar com concertos, ciclo de debates e actividades fora do estúdio

Foto
Pixabay

“Há 30 anos em todo o lado” é o mote do programa com que a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) pretende assinalar três décadas de actividade. Entre debates, concertos e um prémio de jornalismo, o calendário arranca neste sábado com a projecção do documentário sobre os Parkinsons e estende-se até Abril, anunciou o presidente da RUC, Guilherme Queiroz em conferência de imprensa.

O presidente da RUC destacou o papel desta secção da Associação Académica de Coimbra como rádio-escola, sendo esta “uma das missões base”. A RUC sai do estúdio para, primeiro, emitir directamente a partir do topo das Escadas Monumentais a 1 de Março, e, depois, para ir ao Exploratório Ciência Viva de Coimbra, onde vai construir um estúdio de rádio funcional, que poderá ser utilizado por crianças em "workshops".

Para além do documentário sobre a banda portuguesa, outros pontos da programação eram já conhecidos, como a estreia a 4 de Março do germânico Manuel Göttsching, pioneiro da música electrónica e autor do álbum E2-E4, em Portugal.

Numa iniciativa que pretende premiar uma reportagem em rádio feita por jovens até aos 35 anos, Guilherme Queiroz anunciou também uma parceria com Antena 1 e a Antena 3. O trabalho escolhido passará nas três estações e receberá uma quantia ainda não especificada.

No programa, e porque a rádio-escola “ao longo destes anos teve o papel de criar debate, criar discussão e criar conteúdos”, está incluído também um ciclo de discussões sobre as áreas que lhe são mais próximas. Debatidos semanalmente a partir de 12 Março, os temas passam pela discussão do papel e estado da rádio, do ensino superior, do poder local, da ciência e investigação e da edição de livros em Portugal. Este último tema está também ligado ao tema da semana cultural da Universidade de Coimbra, que é precisamente o livro. Os participantes ainda não são foram anunciados.

No mesmo sentido, a rádio dos estudantes vai lançar ainda uma campanha de "crowdfunding", com o objectivo de angariar 5 mil euros para reunir em livro os trinta anos da estação que sucedeu ao Centro Experimental de Rádio.

Sugerir correcção
Comentar