Pela primeira vez, a Lego vai ter um boneco numa cadeira de rodas

Depois do movimento #ToyLikeMe ter lançado, no ano passado, uma petição online para maior inclusão social, a Lego vai agora lançar um boneco numa cadeira de rodas.

Foto
A figura faz parte do conjunto "Fun In The Park", a ser lançado no Verão Daniel Karmann/AFP

A Lego vai lançar pela primeira vez uma figura numa cadeira de rodas.

Segundo a notícia divulgada pelo jornal britânico The Guardian, a descoberta foi feita pelo blogue Promobricks e pelo site site Bricksfans. Fãs da Lego repararam na novidade durante as feiras de brinquedos de Londres e Nuremberga, onde a marca apresentou os novos conjuntos que vão ser lançados durante este ano.

Esta novidade é particularmente significativa, visto que a Lego se encontrou envolvida recentemente numa polémica pela falta de diversidade apresentada nos seus produtos. No ano passado tinha surgido, no seguimento de uma campanha activa no Twitter com nome #ToyLikeMe (Brinquedo Como Eu), uma petição pública online que agregou mais de 20 mil assinaturas. O objectivo era fazer com que a marca diversificasse e passasse a incluir brinquedos representativos de pessoas com deficiência.

Uma co-criadora da petição, Rebecca Atkinson, tinha publicado no passado mês de Dezembro um artigo de opinião no The Guardian no qual referia que “a marca continua a excluir 150 milhões de crianças com deficiência pelo mundo fora, ao falhar em representá-los de forma positiva nos seus produtos”. Para ela, “mais do que valores de venda”, trata-se de concretizar uma mudança cultural que pode ser atingida com o uso positivo da tremenda influência que uma marca como a Lego possui.

Depois da divulgação da inclusão dos novos brinquedos, a página da petição lançou uma nova actualização, onde é possível ler que a equipa se encontra “genuinamente com lágrimas de felicidade” com este anúncio. A primeira figura com deficiência estará incluída na colecção “Fun In The Park” (Diversão No Parque), a ser lançada durante o Verão.