Não houve Messi, nem Suárez mas também não houve problema para o Barça

Catalães em vantagem sobre o Athletic Bilbau nos “quartos” da Taça do Rei. Liverpool, com dois portugueses, segue em frente na Taça de Inglaterra.

Foto
Neymar e Munir fizeram os golos do Barcelona Ander Gillenea/AFP

Mesmo sem dois dos elementos do seu letal tridente atacante, o Barcelona não sentiu dificuldades para bater o Athletic Bilbau (1-2), na primeira mão dos quartos-de-final da Taça do Rei. Messi foi poupado por razões físicas e Suárez ficou de fora a cumprir castigo, mas a equipa de Luis Enrique conseguiu construir uma vantagem confortável no marcador ainda na primeira parte. Só que os bascos não baixaram os braços e, já perto do final da partida, pregaram alguns sustos aos catalães, com Aduriz a aproveitar um deles para reduzir a diferença.

No quinto de seis duelos entre as duas equipas nesta época (já jogaram as duas mãos da Supertaça espanhola e os dois compromissos no campeonato), o Barcelona apresentou-se com ligeiras alterações na equipa habitual. Uma das novidades foi Munir, que ocupou o lugar de Messi no “onze”, e inaugurou o marcador aos 18’: após cruzamento de Rakitic no lado direito, o jovem internacional espanhol marcou o primeiro da noite.

Até aí, o Athletic tinha conseguido colocar o Barcelona em sentido, mas logo a seguir os catalães ampliaram o resultado por intermédio do inevitável Neymar. O brasileiro passou pelo guarda-redes Iago Herrerín e aproveitou a desorientação da defesa adversária para fazer o 0-2.

Mas o Athletic não atirou a toalha ao chão e na recta final da partida começou a aproximar-se com perigo da baliza do Barcelona. Ter Stegen evitou o golo dos bascos com uma grande defesa a contrariar o cabeceamento de Aduriz (81’), mas poucos minutos depois o avançado levou a melhor sobre o guarda-redes alemão. E, aos 90’, Ter Stegen voltou a brilhar com mais uma excelente defesa que evitou o 2-2.

Na Galiza, a outra partida da noite na Taça do Rei terminou em empate. Celta de Vigo e Atlético de Madrid não saíram do 0-0, apesar de as duas equipas terem criado inúmeras situações de golo, e a segunda mão no Vicente Calderón será decisiva.

As duas vagas que restavam nos 16 avos-de-final da Taça de Inglaterra ficaram para Liverpool e Tottenham, obrigados a jogar uma partida de desempate para afastar Exeter City e Leicester City, respectivamente. A equipa de Jürgen Klopp teve os portugueses Tiago Ilori e João Carlos Teixeira em campo durante os 90’ e impôs-se claramente por 3-0 na recepção ao Exeter City, do quarto escalão do futebol inglês. Joe Allen, Sheyi Ojo e João Carlos Teixeira fizeram os golos dos reds, que vão defrontar o West Ham na próxima eliminatória.

Um golo em cada parte serviu para o Tottenham desfazer o empate que se tinha registado diante do Leicester City (2-2). Son Heung-Min adiantou a equipa de Mauricio Pochettino e Nacer Chadli confirmou o triunfo.

Stephan Lichtsteiner foi o herói da Juventus na visita à Lazio, a contar para os quartos-de-final da Taça de Itália. A formação orientada por Massimiliano Allegri teve as melhores oportunidades mas só no segundo tempo passou para a frente do marcador. Após um remate de Zaza que acertou nos ferros, Lichtsteiner fez o golo que teve de ser confirmado pela tecnologia: Berisha defendeu a bola já para lá da linha. A Juventus vai defrontar o Inter de Milão nas meias-finais.

O Mónaco apurou-se para os oitavos-de-final da Taça de França, mas precisou de prolongamento para superiorizar-se ao Évian. Após o 1-1 do tempo regulamentar, os monegascos garantiram um lugar na próxima eliminatória graças aos golos de Pasalic e Hélder Costa. No único confronto entre equipas do primeiro escalão, o Marselha eliminou o Montpellier (2-0). A surpresa da noite foi o modesto Trélissac, do quarto escalão, que afastou o Lille nos penáltis.

Sugerir correcção
Comentar