Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: pizza integral de fiambre e manjericão

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas, sugere uma receita aos leitores do P3. Esta poderia ser uma ode ao manjericão

Esta pizza poderia ser uma ode ao manjericão. Há qualquer coisa de deliciosamente viciante naquele aroma fresco e no travo apimentado que nos deixa a boca em festa.

Quando fiz a receita pela primeira vez usei apenas metade da quantidade da massa e reservei a restante (já depois de levedar) no frigorífico. Dali a dois dias, tencionava pegar-lhe para novas aventuras. Estou sempre à procura de maneiras de poupar tempo na cozinha e esta pareceu-me ideal. Acontece que a pizza ficou demasiado apetitosa para que a minha vontade de navegar por outros caminhos se sobrepusesse ao lugar seguro que tinha acabado de descobrir. Repeti-a logo no dia seguinte.

Do que precisas:

[para 1 pizza grande ou 2 pequenas]

Para a massa:

200 ml de água

40 g de azeite extra virgem

1 colher de chá (rasa) de sal

250 g de farinha super fina com fermento

150 g de farinha integral

1 saqueta de fermento seco (4,6 g) ou 20 g de fermento de padeiro fresco

Para o recheio:

1 cebola pequena

1 dente de alho

azeite q.b.

4 tomates maduros

sal e pimenta preta q.b.

4 colheres de sopa de polpa de tomate

3 colheres de sopa de água

200 g de fiambre de peru fumado

2 embalagens de mozarela fresca light (250 g)

1 cebola roxa

golhas de manjericão fresco a gosto

Vamos a isto:

1. Junta todos os ingredientes da massa numa taça. Amassa com as mãos até obteres um preparado uniforme e deixa levedar num local morno, tapado com um pano, até dobrar de volume (uma a duas horas).

2. Numa superfície plana polvilhada com farinha, estende a massa com o rolo até que fique bem fina. Reserva num prato de pizza ou tabuleiro forrado com papel vegetal.

3. Prepara agora o molho de tomate: pica a cebola e o alho finamento e aloura-os num tacho com um fio de azeite.

4. Junta o tomate, partido em pequenos cubos, o sal e a pimenta, algumas folhas de manjericão picado e envolve por mais dois minutos.

5. Acrescenta a polpa de tomate e a água e deixa apurar em lume brando, cerca de 15 minutos, até obteres um molho espesso e aromático.

6. Depois de arrefecer ligeiramente, espalha o molho de tomate sobre a massa sem chegar totalmente às extremidades. Dispõe as fatias de fiambre, a mozarela e a cebola roxa em rodelas finas e leva ao forno pré-aquecido a 200.ºC cerca de 20 minutos. Decora com folhas de manjericão.

Nota: se optares por fazer duas pizzas pequenas, basta dividires a quantidade dos ingredientes.