Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: batatas hasselback com mel e gorgonzola

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas, sugere uma receita aos leitores do P3. Esta é de origem sueca

Para quem gosta de cozinhar há um aconchego ímpar em ligar o forno nos dias invernosos. Além de aquecer toda a cozinha, ainda é capaz de nos servir pratos decadentes assim que abrimos a porta.

Estas poderiam ser umas vulgares batatas no forno — e quantas vezes já as fizemos? — se não as transformássemos num sonho: crocantes por fora como as fritas, macias por dentro como puré.

O prato é de origem sueca e se, por um lado, dispensamos bem o frio nórdico, por outro não podemos negar a criatividade e a mestria de quem sabe como pôr o termómetro na linha.

Do que precisas:

[2 pessoas]

4 batatas médias com casca

2 hastes de alecrim fresco

Sal e pimenta preta moída na altura q.b.

30 g de manteiga sem sal

1 fio de azeite

1 fio de mel

queijo gorgonzola a gosto

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 200º C.

2. Lava bem as batatas e faz pequenos cortes ao longo de cada baata com cerca de 3 a 4 mm de intervalo (como na imagem), sem chegar até baixo.

3. Dispõe as batatas num tabuleiro e insere, intercaladamente, algumas folhas de alecrim por entre as rodelas. Tempera com sal e pimenta e coloca pequenos cubos de manteiga no topo de cada batata. Rega com um fio de azeite.

4. Assa por cerca de 40 a 50 minutos até que estejam douradas, crocantes por fora e macias no interior. A meio da cozedura podes usar uma colher para regar as batatas com os sucos do tabuleiro.

5. Retira do forno. Verte um fio de mel e desfaz um pouco de queijo gorgonzola sobre o topo. Serve bem quente.