Festival de arte cancelado por falta de autorização para utilizar o Pinhal de Leiria

A oitava edição do Pinhal das Artes foi cancelada por não se poder realizar no local que era utilizado desde a primeira edição.

Foto
Homem andava a cortar lenha para consumo próprio Daniel Rocha

A organização do festival Pinhal das Artes – um festival para crianças dos 0 aos 5 anos – anunciou na noite de terça-feira que o evento foi cancelado, por ser impossível utilizar o Lugar das Árvores, no Pinhal de Leiria. Esta edição estava agendada de 1 a 10 de Julho sendo que em 2014 receberam quase dez mil visitantes.

Em comunicado, a Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), que organiza o evento desde 2007, lamenta a decisão dos organismos que gerem o Pinhal de Leiria. “Para grande surpresa da SAMP, centenas de voluntários e artistas, e muitos milhares de famílias nacionais e europeias, há muito com agendas programadas, fomos informados de que não se poderá realizar o Pinhal das Artes”, lê-se no documento.

O Pinhal das Artes é um evento de índole cultural em que são proporcionados mais de 500 momentos performativos durante os seis dias de festival. São actividades maioritariamente musicais mas as performances poderão também estar relacionadas com o teatro ou a dança.

De acordo com a instituição, a Direcção Geral das Florestas do Centro e a Unidade de Gestão Florestal do Centro Litoral informaram da impossibilidade de utilizar o espaço devido a “riscos de segurança inerentes ao evento, e pelo facto da intervenção deste projecto colocar em risco a fauna e flora do local, com a circulação dos muitos carrinhos de bebés”. No comunicado, assinado pelo director artístico do festival, Paulo Lameiro, a SAMP assume não compreender os argumentos apresentados.

"Desde o início do Pinhal das Artes que tivemos como preocupação a segurança e salvaguarda deste património único no nosso país", garante a instituição, que ajustou "toda a programação artística e meios de produção ao local em causa", apostando em "forte componente de educação ambiental e respeito pelo património natural".

"Somos os primeiros a querer salvaguardar a segurança, preservação e promoção deste património, que escolhemos entre muitos outros locais para realizar o Pinhal das Artes", avança a SAMP, que solicitou uma audiência ao secretário de Estado da tutela. "Se nos forem apresentados argumentos que efectivamente hipotequem essa segurança, seremos os primeiros a partir para outra solução".

Os serviços de gestão da floresta terão sugerido outro local para o festival, "o que está fora de questão para o Pinhal das Artes, pois a escolha do Lugar das Árvores, onde actualmente decorre, foi fruto de um cuidadoso estudo que contempla segurança, transportes, alojamento, saúde e implantação de toda a infra-estrutura". Em consequência, a SAMP cancela a edição deste ano do Pinhal das Artes e apela aos fãs do festival que manifestem a sua indignação.

"Muito lamentamos a toda a comunidade por este cancelamento, mas não nos resta alternativa para a edição de 2016. Fazemos ainda assim um apelo a que todos os amigos do Pinhal das Artes façam chegar aos responsáveis por esta decisão os seus testemunhos do que é o Pinhal das Artes e a indignação por esta notícia de proibir o evento que desde 2007 encanta tantas famílias".

Sugerir correcção
Comentar