Até à meta

A corrida, cujos treinos requerem pouco mais do que um equipamento básico, podendo, assim, ser feitos praticamente em qualquer lugar e sob qualquer condição, liberta endorfinas, também conhecidas como “hormonas da felicidade”

Foto
Pixabay

Hidratar devidamente, comer uma banana, fazer o aquecimento adequado, adotar uma postura erecta, manter a respiração controlada e constante, adaptar o ritmo da passada ao nível de intensidade desejada, alongar os músculos e repor os níveis de proteína são alguns dos conselhos para uma corrida bem-sucedida. Isto porque os benefícios que este tipo de exercício traz para quem o pratica são sobejamente conhecidos, nomeadamente o seu contributo para o processo de emagrecimento, o facto de constituir uma óptima alternativa a alguns vícios como o do tabaco e o do álcool, de reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial e de, até, ser uma óptima forma de contornar o bloqueio criativo, uma vez que aumenta o fluxo de oxigénio no cérebro.

A corrida, cujos treinos requerem pouco mais do que um equipamento básico, podendo, assim, ser feitos praticamente em qualquer lugar e sob qualquer condição, liberta, ainda, endorfinas, também conhecidas como “hormonas da felicidade”, o que, entre outros, imbui os seus praticantes de uma ideia de serem capazes de fazer não importa o quê. É, pois, um desporto responsável por uma reconfortante sensação de bem-estar.

O acto de inscrição numa prova — como a corrida de São Silvestre, que ocorreu no passado dia 27 de Dezembro no Porto — é o estabelecer de um objectivo, o que motiva ainda mais cada treino. Dez quilómetros parece uma medida reduzida, acessível à maioria das pessoas, sem exigir um treino prévio intensivo. No entanto, o nosso instinto motiva-nos a superarmo-nos, a fazermos mais do que cumprir apenas o trajecto definido, a concluirmos cada corrida num tempo mais reduzido do que a anterior, a chegar um bocadinho mais à frente, a descer um pouco na tabela.

Ao cortar a meta, independentemente da classificação final, é-se invadido pelo alívio de se ter cumprido a missão e de se ter alcançado o objectivo pessoal traçado: o de participar, o de ficar abaixo de um limite máximo de tempo, o de nunca parar de correr, o de chegar uma equipa toda junta ao fim sem nunca deixar ninguém para trás.

No dia seguinte, fica a sensação satisfatória de se ter pertencido a algo maior do que nós mesmos, de se ter feito parte de um acontecimento marcante, de ter lá estado — no meio dos gritos de incentivo, das conversas muitas vezes sem sentido, das músicas e dos cartazes, e do lado de lá das máquinas fotográficas, das notícias e das barreiras de quem foi assistir. De ter dominado a cidade com as solas das sapatilhas e com o esforço do corpo. De ser, ainda que de forma anónima, um dos de quem se fala quando se referem os atletas da edição de 2015 da “São Silvestre” do Porto.

Sugerir correcção
Comentar