Estas palmilhas geram energia

Um mecanismo que transforma a força dos nossos passos em energia, que pode ser utilizada para ajudar países sem acesso a electricidade

Foto
DR

A SolePower, uma empresa formada por um grupo de engenheiros mecânicos que estudaram na Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desenvolveu um dispositivo capaz de produzir energia enquanto caminhamos.

Em 2013 este grupo criou uma campanha no Kickstarter para encontrar investidores para o projecto. Em 45 dias a campanha conseguiu atingir a meta pretendida o que fez com que o projecto começasse a ser produzido.

As SolePower são palmilhas que geram energia. Segundo o site Green Savers, o objectivo do fundador da empresa, Matt Stanton, é "ajudar as pessoas a lidarem mais facilmente com as energias renováveis e eventualmente, levar a SolePower a melhorar o seu produto e levar as solas para a população dos países em desenvolvimento sem acesso regular a electricidade”.

Foto

Cada passo dado com as SolePower activa um microgerador que envia a energia para um terminal com uma bateria colocada num dos lados dos nossos sapatos. Como exemplo, Matt Stanton explicou ao MentalFloss que “é possível prever quantos passos são necessários para atingir um determinado volume de energia”. "Meia hora de caminhada é suficiente para gerar energia para 30 minutos de conversação no telemóvel”.

Foto

As SolePower podem ser utilizadas em qualquer calçado e são resistentes à água. A energia gerada enquanto caminhamos é armazenada na pequena bateria que pode ser utilizada para carregar telemóveis, tabletes, computadores e outros pequenos dispositivos, desde que tenham entrada usb.

Como funcionam? Existe um mecanismo na zona do calcanhar que gira quando damos um passo e produz energia que é transferida através de um pequeno cabo para o PowerPac (um componente de armazenamento externo) resistente à água. Através de um cabo usb o Power Pac pode ser ligado aos nossos dispositivos para os carregar.

De momento as SolePower ainda não se encontram no mercado, contudo a empresa criou no site oficial uma área de pré-encomendas para qualquer pessoa poder fazer a sua. O preço anda à volta dos 183 euros.

Sugerir correcção
Comentar