Terminas as mensagens com um ponto final? Falta-te sinceridade

Estudo concluiu que a utilização de alguma pontuação no final de frases tem influência na forma como são percepcionadas por quem as recebe

Foto
Pixabay

Uma equipa de investigadores da Universidade de Binghamton, em Nova Iorque, concluiu que as mensagens de texto, ou SMS, enviadas por computador ou telemóvel que terminam com um ponto final são tidas como pouco sinceras e devem ser evitadas.

Para a realização do estudo, publicado na edição mais recente de "Computers in Human Behavior", os investigadores questionaram 126 estudantes universitários sobre a avaliação que faziam a frases escritas à mão e num telemóvel ou computador.

As mensagens continham questões com respostas afirmativas de apenas uma palavra. Por exemplo, a questão “Dave deu-me os bilhetes a mais que tinha. Queres vir?” foi seguida de respostas como “Okay”, Claro”, “Yeah” ou “Yup”. Foram criadas duas versões destas respostas. Uma utilizava pontuação no final da resposta afirmativa, enquanto a outra terminava apenas com a palavra.

Quando a resposta terminava com um ponto final, os inquiridos consideraram que se tratava de uma resposta menos sincera do que quando não era utilizada qualquer pontuação. Quando a mesma palavra era escrita à mão, o ponto final não teve qualquer efeito nos inquiridos. Por outro lado, quando as mensagens terminavam num ponto de exclamação (!), foi respondido que estas eram mais profundas e sentidas.

Celia Klin, da equipa de investigadores envolvidos no estudo, explica, citada pelo "Guardian", que nas “mensagens de texto faltam muitas das pistas sociais usadas em conversas cara-a-cara”. “Quando falam, as pessoas facilmente transmitem informação social e emocional com a troca de olhares, expressões faciais, tom de voz, pausas. Obviamente, as pessoas não podem usar esses mecanismos quando se trata de mensagens de texto. Assim, faz sentido que quem escreve confie no que tem à sua disposição - 'emoticons', erros de ortografia deliberados que imitam os sons da fala e, de acordo com os nossos dados, sinais de pontuação”.

Sugerir correcção
Comentar