Periscope é a "app" do ano para a Apple

Empresa norte-americana apresentou as suas listas dos melhores de 2015, entre jogos, livros, filmes e podcasts

Foto
DR

A "app" de "streaming" de vídeo Periscope foi considerada pela Apple a aplicação móvel para iPhone do ano e a Robot Factory, que desafia as crianças a construir e testar robôs, a melhor para o iPad. A empresa acabou de anunciar a lista das melhores "apps", incluindo de jogos, para os seus dispositivos, disponíveis na App Store e no iTunes.

Outras "apps" são também destacadas, como a "app" de edição de fotografia Enlight, a de mercado de acções Robinhood e a WorkFlow, que ajuda a organizar a produtividade do utilizador. Isto para iPhone. Para iPad, a "app" mais inovadora foi a LiquidText.

Entre os favoritos da empresa californiana de 2015 estão ainda Lara Croft GO e Prune, indicados como os melhores jogos para o iPhone e para iPad, respectivamente.

Com mais de um milhão de "apps" disponíveis, a Apple sabe que ao avançar com a sua lista dos melhores vai dar um impulso a quem for escolhido. Essa tarefa cabe a responsáveis da empresa que seguem uma série de critérios para escolha, mas que se mantém em segredo.

A Periscope, que pertence ao Twitter, disse ter recebido a notícia com surpresa. "Esperavámos que as pessoas gostassem do que construímos e encontrassem valor ao usá-lo. Mas nunca esperámos que a nossa ideia tivesse tanto apoio ou crescesse desta forma tão rápida”, escreveu a Periscope num post no seu blogue.

O "New York Times" resume os valores que o negócio das aplicações representa para a Apple. Juntando os ganhos vindos da iTunes Store, App Store, Mac App Store, iBooks Store, Apple Music, Apple Care e Apple Pay, a empresa liderada por Tim Cook gerou qualquer coisa como 20 mil milhões de dólares (18.200 milhões de euros) este ano, mais 10% que em 2014.

Além de "apps", a Apple escolheu ainda os melhores livros, filmes e podcasts. O prémio para o melhor novo artista foi para Bryson Tiller, o melhor artista foi Drake, o tema "Can’t Feel My Face" de Weeknd destacou-se como o melhor tema. Entre os filmes, a empresa apontou "Mad Max: Estrada da Fúria", "Divertida Mente", "Whiplash – Em Busca da Perfeição" e "Birdman". "Mystery Show" é melhor novo podcast.

Sugerir correcção
Comentar