“Juntos Contra a Fome” mostra os seus trunfos na corrida de amanhã

Cerca de cinco mil inscritos na corrida de 10 Km e caminhada, mais de dois mil em relação à primeira edição, vão percorrer o coração de Lisboa, numa iniciativa que visa combater directa e localmente o flagelo da fome em toda a CPLP.

Foto

A 2ª edição da corrida “Juntos Contra a fome” arranca amanhã, às 17 horas, com partida da Praça do Comércio, em Lisboa. Cinco mil corredores vão percorrer o centro da capital, com o intuito de angariar cerca de 35 mil euros para financiar novos projectos da “Campanha Juntos Contra a Fome!”, fruto de uma parceria entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A organização, em conversa com o Público Running, conta que a Corrida aparece num momento em que a Campanha procura chegar à sociedade civil. “Um dos motes da Campanha é de que o flagelo da fome não se combate somente nas organizações e através dos actores políticos e/ou diplomáticos. Tal como o nome afirma, estamos e temos de estar “Juntos Contra a Fome!”. Agora e sempre. Porque a fome é algo que nos afecta a fotos – directa e indirectamente – e só através de uma concepção plural e conjunta é que pode ser derrotada.”

A iniciativa parte do Secretariado Executivo da CPLP, por parte ao Dr. Manuel Clarote Lapão, director de Cooperação, que aproveita a ideia empreendedora da empresa In Totum, de criar uma corrida solidária associada à Campanha. A In Totum é a responsável pelas duas primeiras edições da prova.

A primeira edição foi recebida com sucesso, contando com cerca de três mil atletas, entre a caminhada e a corrida de dez quilómetros. O valor angariado ajudou a financiar os dois projectos da “Campanha Juntos Contra a Fome!”, em fase actual de construção: um na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, e outro na região de Cacheu, no litoral norte da Guiné-Bissau (http://media.wix.com/ugd/101e99_af1552ebd1184b1d818a9453e4bccbf7.pdf). Por sua vez, a corrida aumentou também consideravelmente o interesse do público na Campanha e na CPLP como organização, “aumentando paralelamente o interesse em levar a prova para os outros estados membros e para outras cidades portuguesas. 

Atletas de renome nacional e figuras públicas vão apoiar a causa e marcar presença no evento de amanhã. Estão confirmados atletas do Benfica, do Sporting, do Grupo Atletismo de Fátima e do GFD Running (parceiros da corrida). No que a figuras públicas diz respeito, a corrida vai contar igualmente com os apresentadores dos programas televisivos “5 para a Meia-Noite” e o “Agora Nós”: Pedro Fernandes, José Pedro Vasconcelos e Tânia Ribas de Oliveira. Para além disso, os muitos padrinhos da Campanha marcarão com certeza presença - Marta Leite Castro, Costa Neto, Lenita Pereira, Carlos Bajouca, Goretti Pina, Gabriel Baguet Jr., Elsa de Noronha, Nancy Vieira, entre outros. 

Várias actividades infanto-juvenis, exposições e algumas brincadeiras culturais com os padrinhos da segunda edição da corrida vão marcar a diferença no dia de amanhã. 

A organização aposta num maior sucesso na 2ª edição, em comparação com a corrida do ano passado. “Este ano estamos concentrados em ter uma corrida ainda mais forte e mais bonita por entre as ruas de Lisboa, e é na corrida e na caminhada que estão os nossos trunfos”.

A Câmara Municipal indicou ontem, em comunicado, que o trânsito na Avenida da Liberdade e na Baixa da cidade de Lisboa vai estar cortado amanhã à tarde devido à realização da Corrida Juntos Contra a Fome. 

Quando questionados sobre uma possível terceira edição, a organização responde que já estão a trabalhar nela. “Não podemos adiantar grandes detalhes, mas tanto podemos expandir-nos a nível nacional como fazer uma primeira experiência noutro estado membro. O destino está, acima de tudo, nas mãos da CPLP. 

A quem queira ajudar a Campanha “Juntos Contra a Fome!”, pode-o fazer inscrevendo-se na corrida de 10 Km, ligando para o número 760 30 88 88 (0,60€ + IVA) e contribuindo com um quilómetro solidário em forma de chamada telefónica, ou fazendo uma transferência para o fundo da Campanha (NIB: 0035 0391 00013831630 45; IBAN: PT 50 0035 0391 00013831630 45; BIC SWIFT: CGDIPTPL).

A "Campanha Juntos Contra a Fome!" é lançada oficialmente a 20 de Fevereiro de 2014, em Maputo, Moçambique. É fruto de uma parceria entra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e tem como principal objectivo combater directa e localmente o flagelo da fome em toda a CPLP, espaço com mais de 250 milhões de habitantes dos quais 22 passam ainda hoje fome. Maputo foi igualmente a cidade onde se começou a discutir com maior empenho o problema da fome entre os países da Comunidade, em Julho de 2012, altura em que a CPLP se comprometeu a cumprir com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), assim criando e desenvolvendo a chamada Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN-CPLP), assente na concretização do princípio fundamental do Direito Humano à Alimentação Adequada.

A pedido de uma mensagem dirigida a todos os “runners”, a organização da corrida “Juntos Contra a Fome” apela ao seguinte: “Acredite que a mudança começa a cada passo que damos – por mais pequeno que seja – e tenha a coragem de ser um dos milhares que vem dar milhares de passos no Sábado, dia 28 de Novembro. A verdade é que sem si não seremos capazes de fazer isto. Temos de estar juntos. Faça então a sua parte e ajude-nos a ajudar. 

conteúdos produzidos por Pressinform