Foto

Aplicação UCar organiza boleias entre universitários de Coimbra

Plataforma quer em contacto os alunos que procuram e oferecem transporte dentro e fora de Coimbra

Quem está a estudar na Universidade de Coimbra vai poder utilizar uma aplicação móvel que permite organizar boleias entre alunos de forma gratuita. A "app" chama-se UCar e vai ficar disponível a partir de Dezembro. Tem como objectivo “fornecer aos estudantes um meio económico e prático de se deslocar”.

A UCar nasceu de uma ideia de cinco alunos do terceiro ano de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no âmbito de um projecto para a cadeira de Processos de Gestão e de Inovação. Desafiados a criar um produto inovador e prático, os estudantes decidiram pegar na questão do transporte e os transtornos a este associados, como horários incompatíveis com necessidade dos alunos, tempos de espera e despesas de deslocação.

Jorge Costa, que com Ana Pereira, Alexandre Vieira, Mafalda Fernando e Marta Mercier, criou a UCar, explica ao PÚBLICO que apesar de existirem “diversas estruturas com o intuito de organizar boleias, como grupos no Facebook”, algumas delas direccionadas para estudantes de Coimbra, a informação “encontra-se geralmente bastante dispersa, o que torna o processo muitas vezes ineficiente e pouco prático”.

Perante estas dificuldades, o grupo pensou em desenvolver uma plataforma que “centralizasse o processo de troca de boleias” e que este fosse “versátil e seguro”, indica Jorge Costa.

Ainda em fase de projecto, com lançamento previsto para o próximo mês de Dezembro, a "app" só pode ser acedida por estudantes da Universidade de Coimbra. Para aceder basta usar o e-mail que é atribuído a qualquer estudante com o domínio uc.pt e utilizar a password do Inforestudante. A partir de aí, são pedidos alguns dados do utilizador para comprovar a sua identidade. Numa segunda fase passa-se à base de utilizadores que procuram ou oferecem boleia, com os utilizadores a entrarem em contacto entre si e a tratarem de detalhes adicionais relativos às boleias.

Através da "app", que só estará disponível inicialmente para Android, os estudantes podem combinar transporte colectivo entre as suas cidades de origem, entre os diferentes pólos da universidade ou zonas de Coimbra. Segundo Jorge Costa, no futuro, a plataforma poderá vir a ser alargada a outras comunidades estudantis.