A aldeia de Vilar de Perdizes acolhe festa de Halloween

Aldeia é conhecida pelos congressos de medicina popular do padre António Fontes que também estará neste evento.

Foto
Há vários anos que Montalegre vem apostando nas tradições ligadas ao sobrenatural MANUEL ROBERTO

Sábado comemora-se o dia das bruxas, também conhecido como Halloween. A aldeia de Vilar de Perdizes, no distrito de Vila Real, decidiu assinalar a data com um evento que tem vindo a atrair, todos os anos, cada vez mais visitantes. Tudo começa às 18h com animação de rua e para quem não tiver tempo de se mascarar, haverá um atelier de caracterização que transformará o comum dos mortais em bruxos, bruxas ou demónios.

O evento é organizado pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes e um dos seus objectivos é atrair pessoas de todo o país, de forma a potenciar a economia local e os produtos da região, para além de proporcionar à população uma noite de convívio e animação.

À meia-noite, o Padre António Fontes faz a queimada, uma bebida feita à base de aguardente e que tem a consistência do licor. Depois de a esconjurar, a bebida é distribuída pelo público presente.

A aldeia entra no espírito de Halloween e os habitantes locais decoram as suas casas e estabelecimentos comerciais com abóboras iluminadas. Depois da meia-noite é apresentado o resultado do concurso que elege as melhores decorações de abóboras. Uma hora antes, às 23h, realiza-se um cortejo em que desfilam à luz das velas todo o tipo de personagens fantásticas, desde duendes a mafarricos, diabos ou mesmo mortos-vivos.

Esta festa antecipa a sexta-feira 13 de Novembro, a terceira e última do ano. Todas as sextas-feiras 13 são festejadas desde 2002 em Vilar de Perdizes, independentemente do mês em que ocorram. Trata-se de uma iniciativa que já faz parte do calendário cultural da região e se tornou uma das maiores festas de rua do país.

Sugerir correcção
Comentar