Samuel Mann/Flickr
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Consegues convencer uma empresa em dez minutos?

No IPP@companyDATING, uma empresa é convidada a falar com alunos do Politécnico. Baseada no conceito de "speed dating", a iniciativa quer unir de forma rápida empresas e jovens profissionais

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) tem uma nova iniciativa para promover o emprego, o IPP@companyDATING. A ideia deriva do conceito de "speed dating", adaptado à realidade das empresas. Foi posta em prática pelo Gabinete do Estudante do Politécnico, coordenado por Filipa Heitor. “Procuramos sempre processos que são inovadores e que, continuadamente, reforcem a relação com as instituições”, começa por explicar Filipa.

A coordenadora conta que o projecto se iniciou através de uma experiência de mobilidade, no âmbito do programa Erasmus, com a observação do conceito em duas universidades dinamarquesas. É uma iniciativa que se inspira “no conceito romântico de speed dating” e promove um encontro de 10 minutos entre os candidatos do IPP e as empresas destacadas para cada sessão.

As sessões estarão apenas disponíveis a estudantes e antigos estudantes do IPP e vão decorrer com 12 candidatos previamente escolhidos, nos Serviços da Presidência do instituto. Aí são recebidos num ambiente mais informal, “com música ambiente e serviço de café”, acrescenta Filipa Heitor.

A forte adesão das empresas levou a que fosse alterada a ideia inicial de se realizar apenas uma sessão por mês, passando para um modelo quinzenal, a decorrer nas tardes de quarta-feira. Na perspectiva das empresas, esta é uma oportunidade única de encontrarem e entrevistarem de forma rápida vários jovens, enquanto os alunos têm uma possibilidade de contacto directo com entidades empregadoras.

A primeira sessão aconteceu a 28 de Outubro e as duas próximas já estão marcadas: a 11 de Novembro será a vez da empresa Conta 2B, de Vila Nova de Gaia; duas semanas depois, a Liderteam. A ideia é que as empresas sejam de áreas diferentes, em concordância com a realidade das várias escolas que compõem o IPP.

A participação na iniciativa requer o registo online: a empresa partilha com a organização do evento o perfil de candidatos que procura, tanto pessoal como académico, e irá guiar a organização na escolha de 12 candidatos. Todo o processo é gratuito.