Sweet Bigas: “mousse” de chocolate negro (com abacate)

O objectivo é tirar partido da gordura (monoinsaturada) e textura próprias deste superalimento

Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Quando invento versões saudáveis de sobremesas nunca sei muito bem ao que vou.

Há ingredientes que funcionam sempre – como, por exemplo, o iogurte grego (em vez das natas) ou a stevia, o xarope de agave ou até o açúcar amarelo (ao invés do branco refinado) – só que nem sempre é tão linear assim.

Provavelmente, ninguém se lembra de um bolo húmido de chocolate e beterraba que experimentei aqui há uns anos – e ainda bem. O sabor a terra da raiz tuberosa sobrepôs-se a tudo o resto e não houve nada que salvasse aquela desgraça.

Como o episódio continua bem presente, tudo o que envolva adulterações ao chocolate deixam-me renitente. Até que, num destes dias, tropecei numa “mousse” de chocolate feita com abacate. A receita nada tem que ver com esta, mas a ideia-base não me pareceu descabida.

O objectivo é tirar partido da gordura (monoinsaturada) e textura amanteigada próprias deste superalimento, sem que seja preciso muito mais do que um bom chocolate em pó (invistam nisso). Mas, como costumo dizer, a melhor parte do pudim continua a ser prová-lo.

Do que precisas:

[para 4 taças pequenas]

2 abacate maduros

1 colher de sopa de manteiga sem sal

3 colheres de sopa de chocolate negro em pó (de boa qualidade)

3 colheres de sopa de xarope de agave

Vamos a isto:

1. Num robot de cozinha (ou Bimby) tritura o abacate até obteres uma pasta.

2. Acrescenta a manteiga (previamente amolecida) e o chocolate em pó e mistura de novo até todos os elementos estarem bem incorporados.

3. Junta, por último, o xarope de agave, envolve e prova (a quantidade de agave pode variar, caso prefiras um paladar mais amargo ou mais doce).

4. Transfere a “mousse” para tacinhas de servir e leva ao frigorífico por, pelo menos uma hora.

Dica: antes de servires, polvilha com pistáchios picados grosseiramente e pimenta rosa (se apreciares).