Falta outro Skywalker – eis o novo poster de Star Wars: O Despertar da Força

Já há novo poster do sétimo filme e os bilhetes para as primeiras sessões, em Dezembro, já estão à venda em Portugal.

Fotogaleria
O cartaz oficial de Star Wars: O Despertar da Força DR
Fotogaleria
O primeiro poster de O Despertar da Força, revelado numa convenção, foi entregue a Struzan Drew Struzan
Fotogaleria
O poster de Guerra das Estrelas, por Struzan Drew Struzan
Fotogaleria
O poster de O Império Contra-Ataca, por Struzan Drew Struzan
Fotogaleria
O poster de O regresso de Jedi, por Struzan Drew Struzan
Fotogaleria
O poster de Ameaça Fantasma, por Struzan Drew Struzan
Fotogaleria
O poster de Ataque dos Clones, por Struzan Drew Struzan
Fotogaleria
O poster de Vingança dos Sith, por Struzan Drew Struzan

A demanda de J.J. Abrams para fazer do Episódio VII um despertar de memórias do Episódio IV continua e desta vez é o poster do novo filme da saga Guerra das Estrelas a evocar todas as referências aos originais dos anos 1970 e 1980 – a revelação de mais um tesourinho da operação O Despertar da Força vem acompanhada do anúncio de que os bilhetes para o filme já estão à venda em todo o mundo. Portugal incluído.

Uma morada especial, odespertardaforca.pt , remete os utilizadores para a versão portuguesa do site Star Wars com imagens do novo filme em fundo (a emblemática nave MillenNium Falcon a fazer cabriolices, Poe Dameron a pilotar um X-wing, uma mão metálica a apoiar-se em R2D2…) e onde é possível fazer a reserva de bilhetes para a estreia em salas de todo o país. A partir do site oficial, os interessados são remetidos para a página de reservas de cada sala, onde em alguns casos podem já ser escolhidas sessões desde o início da tarde do dia de estreia até ao fim-de-semana e à semana seguinte.

Star Wars: O Despertar da Força é lançado em Portugal a 17 de Dezembro, data em que culminará uma gigantesca campanha de lançamento e marketing em torno do sétimo capítulo, o primeiro sem o envolvimento directo de George Lucas, o seu criador. E foram os primeiros três filmes de Lucas (os Episódios IV, V e VI, respectivamente A New Hope, O Império Contra-Ataca e O Regresso de Jedi) que, entre 1977 e 1983 povoaram salas de cinema em todo o mundo com posters muito diferentes dos agora identificados com a saga. Primeiro ilustrações clássicas por artistas como Roger Kastel ou Tom Jung, depois foco no lettering, brincadeiras com bolos de aniversário e outras versões, até que chegamos a 1997 e ao relançamento da trilogia original nos cinemas.

Os posters de Drew Struzan, fundo negro e estrelas discretas, sabres de luz e capacetes reluzentes, são alguns dos mais reconhecíveis da série de filmes e também serviram de base aos mais famosos da trilogia de prequelas (de 1999 a 2005) – mais uma vez assinados por Struzan. O novo poster é inspirado no trabalho de Struzan – autor também dos cartazes de Indiana Jones, da trilogia Regresso ao Futuro, mas não é assinado por ele. A Lucasfilm, que desde 2012 é detida pela Disney, ainda não revelou a sua autoria.

Estão lá (quase) todos: Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia Organa), Peter Mayhew (Chewbacca), os dróides C3PO e R2D2, Gwendoline Christie (Captain Phasma), Kylo Ren (Adam Driver), Poe Dameron (Oscar Isaac), o dróide redondo BB-8 e duas das novas estrelas da galáxia, Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega). Um outro detalhe da imagem, destinada ao escrutínio planetário de fanboys e fangirls, é a lua que afinal não é uma lua e que poderá ser uma nova estação espacial plenamente armada e operacional…

Um estranho, mas se calhar não assim tão inesperado ausente, é Mark Hamill, aliás Luke Skywalker, que tudo indica será um dos pontos centrais da intriga e da história. Foi essa a pista dada por Kathleen Kennedy em Agosto e foi também o que o concept artist do filme, Iain McCaig, indicou ao PÚBLICO há semanas.

Um novo poster poderá revelar mais sobre o lado negro ou solar da Força neste membro tão central da família Skywalker. Afinal, a operação prossegue e os fãs da saga vão continuar a ser provocados com material novo – nos EUA é prometido, em algumas salas de cinema, um poster novo todas as semanas.