Restaurant Week: um menu de luxo por 20 euros

Mais de 100 restaurantes de Lisboa e do Porto oferecem refeições a um preço mais acessível.

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Para começar um creme de mexilhão que lembra a cozinha algarvia mas com um toque diferente pois leva natas e microlegumes. Esta foi a entrada proposta pelo U Chiado, o restaurante que fica no Largo do Picadeiro, em Lisboa, entre os teatros São Luiz e São Carlos. De seguida, viajando num tuk tuk a próxima paragem é na Avenida da Liberdade, no Tabik para provar um rabo de boi com puré de cherovia e chalotas. A sobremesa já é comida em pleno Terreiro do Paço, no Aura: trilogia de mousse (com tangerina, chocolate e caramelo) e um folhado de pera que chega à mesa ainda morno.

As opções são muitas e diferentes para uma refeição que, à partida, se quer de luxo, mas a um preço acessível. É esta a proposta da Restaurant Week – que, nesta quinta-feira levou os jornalistas a circular por três restaurantes lisboetas para experimentar as suas propostas. O objectivo é fazer chegar aos leitores a informação de que por 20 euros por pessoa, até ao dia 1 de Novembro, é possível almoçar ou jantar em cerca de uma centena de restaurantes de Lisboa e do Porto que, normalmente, praticam preços mais elevados. Este ano, o resturante Eleven, em Lisboa, que tradicionalmente é o primeiro a esgotar, não faz parte da lista porque tem reservas marcadas para os próximos tempos, impossibilitando-o de participar, explica Filipe Seguro, do TheFork, o site a partir do qual se podem fazer as reservas. Para já, o XL, em Lisboa, e o Egoísta, no Porto, são os únicos que estão esgotados.

É que, durante estas semanas – desta quinta-feira até dia 21 é uma semana exclusiva para os clientes do banco Millennium, parceiro nesta iniciativa; e de 22 de Outubro a 1 de Novembro para todos –, os interessados podem consultar o site da Restaurant Week ou do TheFork (um serviço de reservas online que tem um programa de fidelização dos clientes) e fazer as reservas para almoço ou jantar. Lembre-se que as bebidas e os cafés são pagos à parte.

Os restaurantes – não só de Lisboa e do Porto, mas de Cascais, Estoril e Sintra; e de Vila Nova de Gaia – fazem “um esforço” para ter um menu interessante e que possa cativar os clientes a regressar, quem sabe, numa ocasião especial como um aniversário, explica Filipe Seguro. “Há um investimento em marketing [por parte] dos restaurantes”, sublinha o responsável, lembrando ainda que um euro dos 20 que custa a refeição reverte a favor de instituições de solidariedade social.

Desde que esta iniciativa começou, em Portugal vai na quarta edição, já foram servidas mais de 210 mil refeições e atribuídos mais de 210 mil euros a instituições de solidariedade. Este ano, as beneficiárias são a Acreditar (criada a pensar nas crianças utentes de serviços de oncologia pediátrica) e a Operação Nariz Vermelho (os doutores Palhaço que vão aos hospitais levar a alegria aos mais novos).

A ideia da Restaurant Week surgiu nos EUA, em Nova Iorque, em 1992, numa parceria com a Semana da Moda, com o objectivo de aumentar as vendas de refeições em época baixa. O mesmo acontece em Portugal, a iniciativa decorre numa altura em que há menos turistas nas cidades, confirma Filipe Seguro.

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