Super Pumas

A Geórgia deu uma excelente réplica à Argentina durante 45 minutos, mas os sul-americanos conseguiram uma vitória dilatada

Duas das selecções que mais tinham impressionado no primeiro jogo efectuado no Mundial 2015 defrontaram-se na tarde desta sexta-feira, no Kingsholm Stadium, em Gloucester, e o duelo entre a Argentina e a Geórgia não desiludiu. Os sul-americanos acabaram por confirmar o favoritismo, mas os 45 pontos de diferença no marcador final (54-9) são demasiado penalizadores para os georgianos.

 

Num Grupo C onde a Nova Zelândia tem o primeiro lugar reservado, o confronto entre a Argentina e a Geórgia era praticamente decisivo para a definição da selecção que vai acompanhar os All Blacks no apuramento para os quartos-de-final.

Foto

 

Foto

Moralizados pelo triunfo contra Tonga, os georgianos sabiam que uma vitória contra os Pumas colocava-os com pé e meio nos quartos-de-final, algo inédito no currículo do rival de Portugal no Torneio Europeu das Nações, mas apesar da excelente primeira parte dos europeus, os argentinos mostraram serem melhores.

 

Comandada por Daniel Hourcade, que conhece bem o valor e estilo de jogo georgiano dos tempos em que trabalhou em Portugal, a Argentina entrou em jogo com as rotações no máximo e rapidamente chegou aos 8-0, com o primeiro pontapé de ressalto da prova (Nicolas Sanchez) e um bom ensaio do segunda-linha Levanini.

 

Os Pumas pareciam lançados para um triunfo tranquilo, mas a Geórgia reorganizou as tropas, começou a jogar olhos nos olhos com os argentinos, chegando ao intervalo a perder por apenas cinco pontos (14-9).

 

Na segunda parte, no entanto, tudo mudou a partir do minuto 45, com a exclusão por 10 minutos de Mamuka Gorgodze. Sem o carismático líder e em inferioridade numérica, a fortaleza georgiana desmoronou como um baralho de cartas e, em seis minutos, a argentina fez xeque-mate no jogo, com ensaios de Cubelli (47’), Imhoff (49’) e Cordero (53’).

 

Com 35-9 no marcador e o bónus ofensivo garantido pelos argentinos, o jogo perdeu interesse, mas nos últimos oito minutos os sul-americanos marcaram ainda mais dois ensaios (Imhoff e Cordero, novamente), fixando o marcador final num pesado 54-9 para a Geórgia.

 

 

Números do Argentina-Geórgia (54-9)

 

Ensaios:

Argentina – 7 (Levanini, 10’; Cubelli, 47’; Imhoff, 49’ e 76’; Cordero, 53’ e 72’; Landajo, 70’)

Geórgia – 0

 

Penalidades convertidas:

Argentina – 2

Geórgia – 3

 

Posse de bola:

Argentina – 54 %

Geórgia – 46 %

 

Ocupação de terreno:

Argentina – 56 %

Geórgia – 44%

 

Metros percorridos:

Argentina – 631

Geórgia – 302

 

Placagens realizadas:

Argentina – 87

Geórgia – 125

 

Placagens falhadas:

Argentina – 30

Geórgia – 27

 

Formações ordenadas a favor:

Argentina – 2 ganhas, 2 perdidas

Geórgia – 3 ganhas, 1 perdidas

 

Alinhamentos conquistados ao adversário:

Argentina – 2

Geórgia – 0

 

Penalidades concedidas:

Argentina – 12

Geórgia – 11

Sugerir correcção
Comentar