Fotogaleria
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

Sweet Bigas: granola

O tabuleiro tinha saído do forno há poucos minutos – e eu já devia saber que aquele faro indefectível não se compadece nem com o sono

Enquanto tirava estas fotografias ao entardecer, a Bigas, que parecia estar a meio de uma sesta profunda, despertou.

Apareceu no terraço, esticou as patas da frente, depois as de trás e ergueu o pescoço e as rugas para o alto, como sempre faz.

- Queres água?, perguntei. Costuma ir direita à taça assim que acorda.

Do outro lado, silêncio. Não estava, de qualquer forma, à espera de uma resposta verbal, se é que me entendem.

O tabuleiro tinha saído do forno há poucos minutos – e eu já devia saber que aquele faro indefectível não se compadece nem com o sono.

Esperei que arrefecesse um pouco para pôr as mãos na máquina e encontrar um cenário a condizer: iogurte natural, fruta e uma taça bonita.

A granola é muito simples de se fazer em casa, mas relativamente dispendiosa (e calórica) se for comprada fora. Contas feitas, esta receita, que deverá rondar os 200 gramas, não terá ficado por mais de um euro.

Além disso, temos a impagável liberdade de usar apenas os ingredientes de que gostamos (amêndoas, nozes, bagas de goji, chocolate em pó, sementes de chia, linhaça) e ir variando. Como é que ela haveria de querer ouvir falar em água?

Do que precisas:

175 g de aveia fina (preferencialmente biológica)

3 colheres de sopa de côco ralado

1 colher de chá de canela em pó

3 colheres de sopa (cheias) de xarope de agave ou mel de rosmaninho

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 175º.

2. Numa taça, junta os ingredientes secos (a aveia, o côco e a canela) e mistura-os.

3. Acrescenta agora o xarope de agave (ou mel) e envolve de novo com uma colher até incorporar bem.

4. Espalha o preparado uniformemente sobre um tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e leva ao forno cerca de 15 minutos (mexendo uma vez a meio, para não colar). 5. Assim que a granola estiver dourada, retira do forno, deixa que arrefeça e guarda-a num frasco hermeticamente fechado (até 2/3 semanas).