Sweet Bigas: bolo de Nutella (e nozes)

É o doce ideal para fazer quando nos apetece comer um bolo quase instantâneo (que não envolva as palavras “caneca”, nem “microondas”)

Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Esta semana superei-me e usei apenas três ingredientes.

Já andava para vos trazer esta receita – inacreditavelmente fácil e gulosa – há algum tempo. Não há motivo para guardar um segredo destes na gaveta, se a cozinha só faz sentido se for partilhada.

Para dizer a verdade, a fórmula mágica não é minha. Vi-a ser feita pelo Matt Preston no Masterchef Austrália há mais de um ano e desde então integra o meu livro de receitas manuscritas (nunca fiando demasiado no computador).

É o doce ideal para fazer quando nos apetece comer um bolo quase instantâneo (que não envolva as palavras “caneca”, nem “microondas”) ou, então, podemos vê-lo como uma tábua de salvação sempre que nos aparecem em casa visitas surpresa.

Como não tem farinha, nem manteiga, é expectável que saia do forno um bolo húmido, quase enqueijado e com algum do chocolate ainda a derreter-se por toda aquela esfera de pecado.

Se não for isto que vos foi parar às mãos, deixaram cozer demasiado ou não bateram os ovos tempo suficiente. De qualquer forma, a culpa não jaz aqui. Quando muito vai fazer-se notar assim que subirem à balança. Mas – reparem – só sobem se quiserem.

Do que precisas:

4 ovos L

240 g de Nutella

Nozes a gosto

Vamos a isto:

1. Pré-aquece o forno a 175º.

2. Numa taça de batedeira, bate os ovos até triplicarem de volume (cerca de 5-6 minutos).

3. Leva o Nutella ao microondas 20 segundos para amolecer.

4. Junta um terço dos ovos batidos ao Nutella. Mexe com uma vara de arames, mas não em demasia. Assim que os ovos se fundirem com o creme de chocolate, junta mais um terço e assim sucessivamente até terminar.

5. Acrescenta as nozes, partidas em metades ou quartos, e envolve novamente.

6. Verte o preparado sobre uma forma pequena (entre 17 a 20 cm de diâmetro), previamente forrada com papel vegetal, e leva ao forno por 20-22 minutos até o palito sair quase limpo.

Sugerir correcção
Comentar