DR
Foto
DR

Vice é líder, campeão é último

Cumprida a 4.ª jornada do Top 14, o Clermont continua líder apesar do empate, enquanto o Stade Français afunda-se na tabela

Apesar de ter perdido pontos pela primeira vez ao ceder uma igualdade em casa, o Clermont continua líder destacado do Top 14. A jornada 4 do principal francês ficou marcada por mais uma derrota do campeão Stade Français e por um bom triunfo do RC Toulon.

 

A ronda abriu com a vitória do Castres sobre o Oyonnax, por 35-26. No reencontro do treinador da casa, Christophe Urios, com a sua antiga equipa, assistiu-se a um grande jogo, muito equilibrado e ofensivo, onde a indisciplina dos visitantes acabou por fazer balançar o resultado a favor do Castres Olympique.

PÚBLICO -
Foto

 

O RC Toulon recebeu e venceu o La Rochelle, em Mayol, por claros 45-24. Embora a vitória com ponto bónus não deixa dúvidas sobre a superioridade do tricampeão europeu, a verdade é que o La Rochelle apresentou um râguebi de grande qualidade durante a primeira parte, mas deitou tudo a perder nos últimos 40 minutos. Já não é a primeira vez nesta época que os “marítimos” desperdiçam uma oportunidade de pontuar contra um “grande” e esses pontos podem fazer falta na parte final da época. 

 

Racing 92 e Grenoble, duas equipas que se têm mostrado em forma neste início de época, defrontaram-se em Paris e embora os forasteiros tenham sido a equipa mais ofensiva e decidida no início da partida, os parisienses souberam corrigir o mau arranque e chegaram à vitória, por 23-14. 

 

A outra equipa da capital francesa contínua em baixa: Em Montpellier, os anfitriões bateram o Stade Francais, por 44-20. Dominadores em todos os aspectos, a formação da casa rapidamente alcançou uma vantagem demasiado extensa, graças especialmente a uma série de mauls destruidores, acabando por vencer com ponto de bónus ofensivo. Com esta derrota, a equipa campeã em título cai para o ultimo lugar da tabela.

 

O líder e até agora invencível Clermont, não conseguiu melhor do que um empate caseiro com o Bordeaux. A perder por 20-9 ao intervalo, a equipa da casa, com Julien Bardy a titular, teve de se esforçar para evitar a derrota, e se não fosse graças a um erro magistral de Adams, formação da equipa de Bordéus, e a inspiração de Nick Abendanon, a repartição final dos pontos teria sido bem diferente. 

 

Com Mike Tadjer Barbosa em campo nos 80 minutos, o Agen foi derrotado em Brive (18-12), enquanto o Pau (Samuel Marques foi titular; Geoffrey Moise está lesionado) surpreendeu em casa o Toulouse: 9-6. Num jogo muito confuso e equilibrado, o Toulouse apenas conseguiu pontar pela primeira vez no minutos 63 perante um Pau que mostrou dedicação e força mental q.b. para segurar a vitória.