A moda dos livros de colorir para adultos também em "apps"

Assaltaram tops de vendas nacionais e internacionais em formato livro e estão agora a fazer sucesso nos "smartphones". O P3 sugere cinco aplicações para quem quer colorir digitalmente

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Assaltaram os tops de vendas internacionais e surpreenderam também em livrarias portuguesas, que lhes dedicam agora espaços próprios e de destaque. Os livros de colorir não são uma brincadeira — são um sucesso entre os adultos e, dizem os adeptos, ajudam a relaxar. E se em vez de papel e lápis utilizar o "smartphone"? A ideia não demorou a surgir e os livros de colorir tornaram-se digitais, com diversas aplicações disponíveis.

Mas clicar num espaço no "smartphone" para que ele ganhe cor não é exactamente o mesmo que fazer o movimento com um lápis na mão para colorir determinado espaço. Dizem alguns críticos deste "upgrade" do fenómeno que o efeito terapêutico se perde no digital, acrescentando que com um telefone na mão há várias distracções adicionais: chamadas, emails, avisos de redes sociais... Vantagens também as há: se a cor escolhida inicialmente não agradar, podes sempre mudar de ideias. E há muitas opções gratuitas. O P3 foi em busca de aplicações — a preço zero — e sugere cinco. 

1. Colorfy

Foto

Apresenta-se como "o segredo contra a ansiedade" e os utilizadores pontuam-na com 4,5 estrelas em 5. Tem vários "upgrades" que exigem pagamento, mas apresenta um bom número de imagens — que incluem flores, animais, quadros famosos e mandalas — gratuitas. Está disponível para iOs e para Android.

2. Flower Mandalas

Como o nome indica, nesta "app" só há mandalas de flores — e há muitas. Podes colorir com os dedos usando o lápis virtual (mais difícil) ou com uma espécie de "tinteiro" que preenche o espaço onde clicar automaticamente. É possível partilhar as criações directamente e guardá-las para serem utilizadas como "wallpaper". Disponível para iOs aqui.

3. Recoler

Um das mais recentes apps é esta Recoler, desenvolvida por Sumoing, o mesmo criador de Repix, Rellok e Camu, aplicações que conseguiram mais de 25 milhões de "downloads". Os finlandeses criaram mais de 200 ilustrações e disponibilizam um simples conjunto de ferramentas para colorir com apenas um toque no ecrã. Há pacotes temáticos pagos e está disponível apenas para iOs.

4. Colorfly

Aqui não há pacotes pagos nem publicidade indesejada a entrar no ecrã. De simples mandalas florais a animais elaborados, a Colorfly oferece vários desenhos anti-stress. É fácil gravar para a pasta de imagens e partilhar com quem quiseres. O "download" pode ser feito aqui.

5. Momi Coloring

Mal se selecciona um desenho aparece uma palete de nove cores, desdobrando-se cada uma delas em mais oito. No total, a Momi Coloring disponibiliza, portanto, 81 cores. Disponível para iOs e Android, esta app promete "diminuir a ansiedade, relaxar o corpo e purificar pensamentos".