Sweet Bigas: tortillas com húmus

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Os cinco sentidos estão bem despertos em Istambul. A fusão intensa de odores que povoa cada uma das ruas é verdadeiramente incrível. Há umas que cheiram a kebabs e a carne assada, outras a sabonetes e fragrâncias suaves (todas produzidas à mão). Nos bazares mergulham-se pelas especiarias, pela turkish delight (tão doce quando enjoativa) e não se deixa de provar o famoso bolo de massa folhada e pistáchio (baklava). As mãos apreciam o artesanato e os ouvidos vão sorvendo os sotaques que emergem daquele profundo mar de gente.

As minhas narinas do Sul da Europa não simpatizaram com o borrego nem com o carneiro – o meu paladar ainda menos. Chegada a um qualquer restaurante era preciso certificar-me que havia uma distância mínima de segurança entre a minha cadeira e o espeto que vai pingando o suco.

Quando nos traziam o mezze – uma série de entradas otomanas para irmos degustando – o húmus de grão-de-bico e o iogurte grego com hortelã e pepino eram os mais recorrentes e o par perfeito para o pão pita com sementes de sésamo que tinha saído do forno a lenha.

A inspiração para a receita de hoje foi esta. O contexto até merecia preencher várias páginas de um caderno de viagens, mas não os ingredientes (e os minutos) espargidos. Uma das melhores coisas da vida é quando ela se simplifica sozinha.

Do que precisas:

1 lata pequena de grão-de-bico cozido

1 colher de chá rasa de pimentão doce

2 colheres de sopa de azeite

2 tortillas de milho

Vamos a isto:

1. Num processador de alimentos (ou Bimby) tritura o grão-de-bico. Acrescenta o azeite e o pimentão doce e tritura de novo, até que tudo fique reduzido a puré. Reserva numa taça.

2. Aquece as tortillas numa frigideira anti-aderente (sem gordura) de ambos os lados até que apresentem um tom dourado. Corta, depois, em oito triângulos iguais.

3. Antes de servir, rega o húmus com um fio de azeite e polvilha com mais pimentão doce.