Estas tatuagens orgânicas duram apenas duas semanas

A base das tatuagens da Inkbox é uma fórmula orgânica conseguida a partir de um fruto. São dez minutos para aplicar e duas semanas na pele. Projecto tem campanha de crowdfunding

Não saem nas batatas fritas, não são “souvenirs” de umas férias no Norte de África nem se compram em lojas de acessórios de moda. As Inkbox são tatuagens temporárias — duas semanas é quanto tempo ficam na pele — que não envergonham nem causam urticária a ninguém (garantem os seus criadores). Os irmãos canadianos Tyler e Braden Handley lançaram esta marca para as pessoas que, tal como eles, não se conseguem comprometer com uma tatuagem definitiva mas, ainda assim, não querem abdicar de ter uma.

Cada tatuagem tem quatro camadas: o “stencil” com o design escolhido, algodão com a tinta orgânica, algodão negro que impede que as mãos fiquem manchadas e uma última camada que fixa a tatuagem. De acordo com os irmãos Handley, a fórmula da Inkbox, em processo de patenteamento, é “100% orgânica” e feita a partir de um fruto. Para já existem algumas limitações ao nível do design: as tatuagens só podem conter tinta preta, não podem ter sombreados nem pontilhismo.

A aplicação da tatuagem demora cerca de dez minutos e é feita com a ajuda de uma luva preta e de um toalhete próprios. O padrão aparece na pele nas 12 a 24 horas seguintes, quase como que por magia. Durante duas semanas, a tatuagem mantém-se na pele, desaparecendo depois gradualmente.

PÚBLICO -
Foto
Há mais de 300 desenhos disponíveis e é ainda possível criar padrões originais

“[A Inkbox] é segura para a tua pele e para qualquer idade. Funciona através de uma reacção com os componentes orgânicos da tua pele”, lê-se na descrição do campanha de “crowdfunding” no Kickstarter. A poucos dias do fim do pedido de financiamento colectivo, a marca já angariou cerca de 227 mil dólares canadianos (cerca de 185 mil euros) — 200 mil a mais do que o pedido inicial, de 20 mil. O sucesso no Kickstarter fez com que os produtos mais baratos esgotassem: agora já só é possível encomendar tatuagens a partir de 18 dólares canadianos (cerca de 12 euros).

Na página oficial da Inkbox, onde uma série limitada destas tatuagens já se vende há perto de seis meses, estão disponíveis sete tamanhos e mais de 300 desenhos: é só escolher qual o padrão favorito e encomendar. Para quem preferir um padrão original, a marca oferece também a possibilidade de criação do mesmo, através de uma ferramenta online.

A inspiração para o desenvolvimento destas tatuagens orgânicas veio, dizem os Handley, das tribos do Panamá Embera-Wounaan e Kuna, que há várias gerações pintam a pela com a polpa de um fruto. Por cada venda no site da Inkbox, uma percentagem é doada à organização não-governamental Darien Initiative, responsável por prestar apoio a estas tribos.