Sweet Bigas: cookies de chocolate negro

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Quando era miúda – pode não parecer, mas refiro-me há uns 17 ou 18 anos – passar uma tarde no sofá a ver desenhos animados era um dos meus programas preferidos. A inocência (ou deverei dizer a exigência?) daqueles tempos era brilhante.

 

D’artagnan, Simpsons, Navegantes da Lua e Tom and Jerry. O Son Goku também. Era capaz de ficar horas naquilo e não havia canais por cabo.

 

Quando apareceu a Internet, as coisas mudaram um pouco. O meu irmão ensinou-me a técnica: transferia-se o cabo de rede do telefone para o computador e esperavam-se uns dez minutos para conseguir um sinal... miserável. A coqueluche era o mIRC, mas como o minuto era demasiado dispendioso, a televisão não podia deixar de ser o nosso mais fiel reduto.

 

Naqueles tempos, as minhas preocupações alimentares eram mais ou menos comparáveis ao desassossego em que me deixava a relação difícil entre o cão guerreiro e a sua Julieta. A satisfação pesava-se antes em embalagens amarelas ou azuis que chegavam directamente da prateleira do supermercado para as minhas mãos sôfregas.

 

Hoje, não só não compro essas bolachas como arranjei algo para fazer que me diverte mais do que posicionar-me estrategicamente em frente ao ecrã. Cozinhar é uma delas. A única coisa que não passa, por mais anos ou megabits que se acrescentem, é a vontade de comer.

 

Do que precisas:

[para 8 a 10 cookies]

 

100 g de flocos de aveia

1 banana madura

50 g de chocolate negro (70% de cacau)

1 colher de sopa de mel

 

Vamos a isto:

1. Aquece o forno a 180º.

2. Num processador de alimentos, reduz os flocos de aveia a farinha. Transfere para uma taça e envolve com uma banana previamente esmagada.

3. Com uma faca, pica finamente o chocolate negro. Junta-o ao preparado anterior, reservando algumas pepitas maiores.

4. Acrescenta o mel à taça e envolve até estar tudo bem ligado.

5. Forra um tabuleiro com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher, dispõe pedaços de massa na forma e achata-os até obteres a forma de bolachas.

6. Polvilha com as pepitas de chocolate negro reservado e leva ao forno cerca de 15 a 20 minutos, até apresentarem um tom dourado.

 

Sugerir correcção
Comentar