Sweet Bigas: espetadas de salmão, limão e ervas

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3

Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Já repararam que os melhores momentos – com amigos, colegas, familiares – são passados quase sempre à volta de uma mesa? Que as memórias de reencontros e de longas conversas envolveram petiscos, vinho, por vezes música, sempre convívio?

O ritmo do dia-a-dia nem sempre nos permite organizar um jantar de amigos. Por norma, também tendemos a complicar estes encontros, sobretudo quando é em nossa casa: tenho que ter vários tipos de entradas, os pratos de forno levam muito tempo, e a sobremesa?, o João não gosta de chocolate, a Rita está de dieta, não posso fazer nada com natas, o melhor é comprar um gelado e palitos de la reine para mergulhar.

Lembro-me de ficar muito ansiosa em dias de jantaradas. Numa dessas vezes decidi fazer um talharim com cogumelos frescos, presunto, tomate e ervas. Polvilhava com mozzarella ralada e ia ao forno. Tão simples que, aparentemente, era impossível falhar. Enganei-me. A massa ficou demasiado seca e colou-se. Conseguir servi-la foi uma tarefa mais árdua do que cozinhá-la. O sabor dos cogumelos, das ervas e do tomate mal se fazia notar e eu era toda vergonha.

De repente, apercebi-me que os nossos amigos não estavam minimamente incomodados. Às vezes corre bem, nas outras dá para comer.

A receita de hoje é uma proposta para descomplicar. As espetadas de salmão podem ser temperadas uma ou duas horas antes de serem grelhadas e isso já nos permite tratar do acompanhamento. Os amigos tocam à porta, sentam-se a devorar as entradas, e só depois é que cozinhamos as espetadas. É o tempo de mais um copo de vinho e eu, garanto, com tão poucos ingredientes, a hipótese de correr mal é quase nula – mas se acontecer, também não é disso que se vão lembrar.

Do que precisas:

3 lombos de salmão

1 limão

Sal q.b.

Ervas de Provença a gosto (ou orégãos)

Vamos a isto:

1. Corta os lombos de salmão em cubos (se estiverem levemente congelados é mais fácil) e o limão em fatias finas e depois em metades. Reserva.

2. Tempera o salmão com sumo de limão, sal e ervas. Deixa marinar para ganhar sabor.

3. Aquece um fio de azeite num grelhador anti-aderente e começa a fazer as espetadas: um cubo de salmão, meia fatia de limão (dobrada a meio), e assim sucessivamente.

4. Grelha em lume alto cada uma das faces da espetada dois minutos.

Dica: serve com uma salada verde.