7 apps que ajudam na hidratação

Está previsto para breve o lançamento de uma garrafa inteligente que irá manter as pessoas hidratadas. Enquanto aguardamos, o Público Running apresenta esta e outras aplicações já existentes no mercado que ajudam corredores, e não só, no consumo diário de água.

Fotogaleria
O Público Running sugere sete aplicações para manter os corredores hidratados.
A garrafa inteligente HidrateMe estará brevemente à venda. Inclui um sensor no interior que envia toda a informação para a aplicação com o mesmo nome.
Fotogaleria
A garrafa inteligente HidrateMe estará brevemente à venda. Inclui um sensor no interior que envia toda a informação para a aplicação com o mesmo nome.

Paula Martins, nutricionista e nutricoach no espaço NutriSABER, afirma que “ o seu consumo é essencial para um estilo de vida saudável, para além de ser imprescindível para um funcionamento óptimo do nosso organismo”. Segundo a mesma, o aumento da temperatura ambiente no Verão e o maior número de pessoas a praticar actividades ao ar livre, faz com que as perdas (pela transpiração) sejam maiores.  

Acontece que, em termos práticos, ainda não é possível calcular a quantidade ideal de ingestão de água para casa indivíduo, sendo aconselhado o consumo de cerca de 1,5L a 2L de água por dia. 

Numa tentativa de resolver este problema e facilitar a vida a muitos, começam a surgir no mercado aplicações para smartphone, como a nova garrafa inteligente HidrateMe, com data de lançamento previsto para o final do ano ou, o mais tardar, no início de 2016.

O Público Running apresenta sete apps que indicam a quantidade aproximada de água que é necessário beber, dependendo da hora, local e actividade:

1.    HidrateMe – A garrafa reutilizável, com capacidade para 710 mililitros, ajuda o utilizador a ingerir diariamente a quantidade necessária de água, através de uma sincronização por Bluetooth que envia toda a informação para a aplicação de telemóvel HidrateMe. A app perguntará, dentro de outras informações, a idade, o género, o peso, a altura e o quão activo o utilizador é e, a partir daí, este irá começar a ter disciplina com a sua hidratação, pois, caso não o faça, ela irá fazer questão de o lembrar através de sinais luminosos. A sincronização com diversos diversos werables e aplicações permite à garrafa ajustar os níveis de água (de acordo com a temperatura, humidade e outros) e ainda verifica a localização do utilizador. A HidrateMe tem a capacidade de se ajustar e recalcular a quantidade de água que é necessário beber, dependendo da hora e actividade. O design é simples, moderno e existe em várias cores. Ainda por lançar no mercado, estará disponível para iOS e Android.  

2.    Aqualert – Com um design apelativo e colorido, a app Aqualert solicita algumas informações básicas, como peso, altura e nível de actividade, de modo a sugerir a quantidade de água diária que o utilizador deve ingerir. Os gráficos permitem o acompanhamento do consumo e as cores indicam o nível de hidratação de determinado dia. Outro ponto positivo são as pequenas metas que o utilizador pode alcançar e as mensagens de motivação. Disponível na App Store e Google Play. Gratuito. 

3.    Hydro – Através da configuração do peso, altura, nível de actividade, quantidade de água dos alimentos, temperatura e duração/tipo de exercício físico, a Hydro determina o objectivo diário do usuário. Tem gráficos diários e mensais, e lembretes sempre acompanhados por mensagens motivacionais. Com opção de idioma em Português, está disponível, gratuitamente, na App Store e Google Play. 

4.    Fuel My Run – Fuel My Run responde a duas das mais importantes questões relacionadas com a alimentação e hidratação para corridas longas: quando e quanto? Basta indicar os alimentos ou o tipo de bebida que o atleta consome antes/depois do treino/prova e deixar que a aplicação o ajude a obter melhores os resultados na corrida. Simples de usar, o Fuel My Run indica quando comer e beber e simula planos de fornecimento de energia (com contagem das calorias consumidas). Para o fazer de forma adequada, a app acompanha a distância, tempo, desdobramentos e ritmo da corrida. Os progressos podem ser sincronizados e partilhados com o RunKeeper ou MapMyRun. Disponível para iPhone no iTunes. Apenas com idioma em inglês, tem um custo de 1,99 euros. 

5.    Waterlogged – Gráficos e lembretes relembram ao usuário a importância da hidratação. Regista a hora, quantidade do líquido ingerido e localização (podendo o utilizador ter noção dos lugares onde bebe mais água). A aplicação suporta fotografias dos recipientes e marcas favoritas de água (e outros líquidos). Tem integração com MyFitnessPal e Fitbit. Gratuito no iTunes.

6.    WaterMinder – Disponível em português, a aplicação acompanha a hidratação de forma simples, prática e objectiva. Um registo de todas as vezes que se bebe água, permite formar um histórico completo que indica se os hábitos do utilizador estão longe do objectivo pessoal e da quantidade que é recomendada pelos especialistas. Um ícone da app indica a percentagem de água ingerida (quando chega aos 100% quer dizer que cumpriu o objectivo diário). WaterMinder inclui avisos que podem ser ajustados à preferência do utilizador (avisar só durante as horas de treino/corrida, por exemplo). Compatível com iPhone, iPad, iPd touch e Apple Watch. Preço: 1,99 euros. 

7.    Runtastic – Também a conhecida, e a preferida de muitos corredores, Runtastic inclui um recurso de hidratação. Indica um valor aproximado de água que o corredor precisa ingerir após a actividade física, baseado em como foi o treino, nas calorias gastas e na temperatura ambiente. Compatível com apple Watch e disponível na App Store e Google Play. Com idioma em português, tem duas opções de compra: Runtastic Pro – 4,99 euros e Runtastic LITE – grátis. 

 

Sugerir correcção
Comentar