Ivan Basso descobre que tem cancro e abandona o Tour

O ciclista italiano regressa a Itália para ser operado de imediato. Lance Armstrong foi dos primeiros a encorajar o corredor.

Foto
Ivan Basso é um dos ciclistas com lehor currículo na Volta à França FABRICE COFFRINI/AFP

O ciclista italiano Ivan Basso revelou nesta segunda-feira que sofre de cancro dos testículos, o qual lhe foi diagnosticado num exame durante a presente edição da Volta à França.

“Recebi esta má notícia agora ao meio-dia. Desisto da prova e regresso a Itália, onde vou ser operado por um especialista o mais rápido possível”, revelou o corredor da Tinkoff-Saxo, de 37 anos.

Ivan Basso, ladeado pelo colega Alberto Contador, explicou a situação: “Durante a quinta etapa, fui vítima de uma pequena queda. Magoei-me nos testículos. Senti uma leve dor durante alguns dias e então decidi consultar os médicos do Tour e a minha equipa. Mandaram-me para o hospital e os testes revelaram cancro testicular. Foi informado hoje ao meio-dia”.

Ivan Basso venceu a Volta à Itália em 2006 e 2010, tendo sido terceiro na Volta à França em 2004 e segundo em 2005: entre 2006 e 2008 esteve suspenso por doping, pelo envolvimento na Operação Puerto.

Quem demorou pouco tempo a reagir à notícia foi Lance Armstrong, ex-ciclista norte-americano a quem foi detectado também um cancro nos testículos, em 1996. “Pensando no Ivan Basso e desejando-lhe o melhor quando iniciar a sua travessia do cancro”, escreveu no Twitter o antigo corredor, banido do ciclismo por doping e despojado dos seus sete triunfos consecutivos no Tour.

Armstrong acabou por ultrapassar a doença, voltando a competir dois anos depois e dando início à fase mais brilhante da sua carreira, manchada depois pelo recurso ao doping.

Sugerir correcção
Comentar