Melbourne faz arranha-céus curvilíneo inspirado em Beyoncé

Com 226 metros de altura, é possível dizer que a forma do edifício segue o clima mas também Beyoncé.

Fotogaleria
Fotogaleria

O atelier Elenberg Fraser vai construir a Premier Tower, perto da estação de comboio Southern Cross, com 226 metros de altura, 660 apartamentos, 160 quartos de hotel e lojas. O desenho da torre inspirou-se nas curvas da cantora norte-americana, especificamente num dos 17 vídeos que acompanham o álbum publicado em Dezembro de 2013. “Para aqueles que ligam mais às coisas da arte do que à ciência”, lê-se no comunicado de imprensa da firma, “revelamos que a forma presta homenagem a algo mais estético — e vamos acreditar que viram o videoclip da Beyoncé Ghost”.


Além das “torções e curvas” de Beyoncé, o atelier explica que o projecto é o culminar de uma pesquisa em redor das questões ambientais e da própria implantação do arranha-céus. Os arquitectos dizem que esta é a forma mais eficaz de distribuir o volume do edifício, com os melhores resultados em termos de equilíbrio estrutural, resolvendo problemas de oscilação e de resistência ao vento.

Agora falta testar os fãs de Beyoncé em Melbourne e em toda a Austrália e a capacidade da cantora para baptizar um arranha-céus e para o inscrever no mapa da cidade.