Petr Cech despede-se do Chelsea após 11 anos

Guarda-redes é o mais recente reforço do Arsenal.

Petr Cech a caminho do Arsenal
Fotogaleria
Petr Cech está a caminho do Arsenal John Sibley/Reuters
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Os detalhes divulgados pelo Arsenal são escassos, mas uma coisa é certa: Petr Cech vai reforçar os gunners em 2015-16, após 11 temporadas ao serviço do Chelsea. Em Stamford Bridge, onde chegou em 2004, contratado por José Mourinho, o guarda-redes tinha perdido a titularidade para Thibaut Courtois.

A transferência completou-se “por uma verba não divulgada” e Cech assinou “um contrato de longo termo”. Após mais de 400 partidas ao serviço do Chelsea, o futuro do guarda-redes checo de 33 anos passa pelo rival Arsenal. De acordo com a imprensa inglesa, o negócio terá ficado concluído por um valor a rondar os 10 milhões de libras (14 milhões de euros).

“Estou muito entusiasmado pela minha transferência para o Arsenal e mal posso esperar para iniciar a pré-temporada. Quando Arsène Wenger falou comigo sobre os seus objectivos para o clube, e de como me via enquanto parte desta equipa, a decisão foi clara”, revelou Petr Cech, em declarações reproduzidas pelo site oficial do Arsenal. “Continuo a ter o mesmo empenho no futebol, a mesma motivação e vontade de ser bem-sucedido, que tinha no início da minha carreira. Adoro os desafios que surgem quando se defronta os jogadores de topo que actuam na Premier League”, acrescentou o guardião.

Arsène Wenger, por seu lado, mostrou-se satisfeito por obter um reforço importante para a sua equipa: “É um jogador que admiro há muito tempo e estou muito contente que tenha decidido juntar-se a nós. Ao longo do tempo provou que é um dos melhores guarda-redes do mundo e vai acrescentar grande valor à nossa equipa.”

Pouco antes de a transferência ser oficializada pelo Arsenal, Petr Cech publicou nas redes sociais uma mensagem de despedida do Chelsea. “Pensei que isto nunca aconteceria, mas chegou o momento de dizer adeus ao Chelsea. O clube pelo qual vivi cada minuto desde Julho de 2004, o clube no qual pensei que penduraria as luvas e as chuteiras e terminaria a minha carreira. Mas a vida nem sempre é como nós achamos”, apontou o guarda-redes de 33 anos.

“No Verão passado, as coisas mudaram e percebi que já não era a primeira escolha para a baliza, mas senti que não era a altura certa para sair. Durante a época tornou-se claro que a minha situação não iria melhorar, e como sei que não estou no ponto da minha carreira onde quero estar no banco, tomei a decisão de mudar-me e procurar novos desafios”, acrescentava Petr Cech, que concluía com um agradecimento a toda a estrutura do Chelsea e aos adeptos “por 11 anos incríveis”.

Ao serviço do emblema londrino, Petr Cech venceu a Liga dos Campeões e a Liga Europa e sagrou-se quatro vezes campeão de Inglaterra, tendo conquistado outras tantas Taças de Inglaterra.

Sugerir correcção
Comentar