Dupla do tiro falha final por um ponto

João Costa e Joana Castelão ficaram em nono nas qualificações em pares mistos no tiro dos Jogos Europeus.

João Costa sai de Baku com uma medalha de prata
Foto
João Costa sai de Baku com uma medalha de prata COP

A dupla composta por João Costa e Joana Castelão falhou nesta segunda-feira o acesso à final de pares mistos na prova de pistola de ar comprimido a 10m nos Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão. Um ponto foi o que separou a dupla portuguesa do oitavo e último lugar da final. Costa (238 pontos) e Castelão (235) fizeram um total de 473 pontos nas cinco rondas, menos um que os 474 da dupla alemã. A melhor equipa da qualificação foi a Espanha, com 483 pontos.

Os dois atiradores portugueses terminaram, desta forma, a sua participação nestes Jogos Europeus. O melhor resultado entre os dois foi o segundo lugar de João Costa na final masculina de pistola de ar comprimido a 10m, sendo que o atirador do Sporting ficou em 14.º nas qualificações de pistola a 50m. Quanto a Joana Castelão, ficou-se pela fase de qualificação nas suas provas individuais – 25.º em pistola a 10m e 27.º em pistola a 25m.

No badminton, a estreia não correu bem aos portugueses, tanto em singulares com em pares, com três derrotas em três jogos. O primeiro a entrar em acção foi Ricardo Silva, que perdeu com o francês Lucas Corvee por 2-0 (21-6 e 21-11) na primeira jornada do Grupo H. Depois, Sónia Gonçalves foi derrotada pela espanhola Clara Azurmendi também por 2-0 (21-16 e 21-10) na ronda inaugural do Grupo A. Também a dupla composta por Ricardo Silva e Ângelo Silva perdeu por 2-0 (21-15 e 21-18) com os checos Pavel Florian e Ondrej Kopriva no Grupo A.

A prova de badminton joga-se, primeiro, numa fase de grupos, qualificando-se para a fase a eliminar os dois primeiros de cada agrupamento. Todos voltam a jogar nesta terça-feira, estando a jornada final marcada para quarta-feira.