Baby Blacks voltam a mandar

A Nova Zelândia venceu o Mundial sub-20 após derrotar na final a Inglaterra, que defendia o título

Quatro anos depois, a Nova Zelândia voltou a conquistar o Campeonato do Mundo de sub-20 e impediu que a Inglaterra, que tinha vencido a prova em 2014 e 2013, alcançasse o tri. Para além do triunfo neozelandês sobre os britânicos na final (21-16), o quinto em oito edições da competição, destaque para uma boa notícia para Portugal: a Itália evitou a despromoção, o que facilitará o apuramento da selecção nacional para o World Rugby U20 Trophy de 2016.

Com seis dos sete Campeonatos do Mundo de sub-20 conquistados – a África do Sul ganhou em 2012 -, Nova Zelândia e Inglaterra defrontaram-se em Cremona e o equilíbrio foi uma constante. Os ingleses foram os primeiros a chegar ao ensaio, mas ao intervalo os Baby Black já venciam, por 11-10.

Apenas cinco minutos após o recomeço, o terceira-linha Akira Ioane, uma das maiores promessas neozelandesas, fez o segundo ensaio da Nova Zelândia (18-10) e os Baby Black não mais perderam o controlo do jogo, apesar de os ingleses, com duas penalidades, ainda terem ameaçado uma reviravolta (18-16).

Foto

A outra “final” foi disputada entre a Itália e Samoa. Quem perdesse, seria relegado do World Rugby U20 Championship para o World Rugby U20 Trophy, prova que Portugal organizou em Maio, e num duelo emocionante, os transalpinos ganharam, por 20-19, assegurando um lugar na competição em 2016, que terá lugar em Inglaterra.

Com a manutenção da Itália e a promoção da Geórgia – ganhou o World Rugby U20 Trophy 2015 -, a selecção nacional terá a vida facilitada na qualificação europeia para a segunda competição de sub-20 a nível mundial.

Sugerir correcção
Comentar