Fotogaleria
Ana Chaves
Fotogaleria
Ana Chaves

Megafone

A receita Sweet Bigas: panquecas

Semanalmente, ao sábado, Ana Chaves, autora do blogue Sweet Bigas vai sugerir uma receita aos leitores do P3. Aqui vai a primeira

Receitas com até quatro ingredientes: é esse o mote e, simultaneamente, o desafio para a rubrica semanal de culinária que agora iniciamos.

A ideia é não passar o dia de barriga encostada ao fogão quando o sol está a morder a costa e conseguir um equilíbrio perfeito na balança que pesa a simplicidade e o sabor. Dizemos adeus aos pratos complexos, às panelas de barro e aos assados de domingo e damos as boas-vindas às refeições leves, que não comprometem a saúde nem o bolso.

Tal como no Sweet Bigas, começamos com umas panquecas. Na despensa, esse lugar exíguo, onde o escuro nos faz ter ideias luminosas, há sempre estes ingredientes. E pode haver mel, compota, framboesas, bananas ou canela. Não nas nossas receitas, que se fazem de quartetos, mas no que fica nas entrelinhas certamente.

Antes de ir, deixem-me dizer: na cozinha, como na vida, ser-se simples é o mais difícil. O plural da primeira frase deste texto não é majestático. Palato apurado, fotogenia e a fome na ponta da língua, a Bigas também tem voto na matéria.

Do que precisas:

240 ml de leite magro (ou bebida de côco ou de aveia)

120 g de farinha super fina com fermento

1 ovo

1 pitada de sal

Vamos a isto:

1. Junta todos os ingredientes por ordem numa taça e bate com a ajuda de uma vara de arames até obteres uma massa lisa e aveludada.

2. Verte uma concha de massa para uma frigideira anti-aderente (sem gordura) e assim que fizer pequenas bolhas vira a panqueca. Repete o processo até terminar a massa.