França e os suspeitos do costume nas “meias”

A Inglaterra caiu contra os franceses mas continua na luta pelo tri, Nova Zelândia e África do Sul são os restantes apurados

Nas sete edições anteriores do Campeonato do Mundo de sub-20, a Nova Zelândia nunca falhou a presença nas meias-finais, enquanto Inglaterra e África do Sul apenas por uma vez terminaram fora dos quatro primeiros. Neste ano, em Itália, neozelandês, ingleses e sul-africanos voltaram a chegaram a antecâmara da final e vão ter a companhia da França, que impressionou ao bater de forma clara os actuais bicampeões.

 

Depois de nas duas primeiras jornadas da fase de grupos não se ter registado qualquer surpresa, oito equipas chegaram invictas à derradeira ronda e em cada um dos três grupos os dois primeiros estiveram frente a frente.

Foto

 

Com duas vitórias convincentes nas partidas anteriores, a bicampeã Inglaterra era favorita contra a França, mas os gauleses deram uma pequena lição aos rivais ingleses. Embora o domínio territorial e a posse de bola tenham sido repartida, os franceses tiveram sempre a partida sob controlo e alcançaram uma vitória justíssima, por 30-18. Apesar da derrota, a Inglaterra acabou por conseguir um lugar nas meias-finais por ser o melhor segundo classificado dos três grupos.

 

Na outra partida do Grupo A, o País de Gales não deu hipóteses ao Japão, que voltou a mostrar ser a equipa mais frágil da competição. Num jogo sem história, os galeses venceram, por 66-3.

 

Um dos jogos mais interessantes do dia colocou frente a frente a anfitriã Itália e Samoa. Num duelo muito disputado, os transalpinos tiveram a vitória ao seu alcance, mas a menos de 10 minutos do final, os samoanos marcaram um ensaio convertido que garantiu à equipa do Pacífico o triunfo. As duas selecções, no entanto, vão terminar num dos quatro últimos lugares e tentam agora fugir à última posição, que dará direito a despromoção.

 

Bem diferente foi o confronto entre África do Sul e Austrália, onde os sul-africanos deram uma enorme prova de força. Os Baby Boks não tiveram qualquer problema contra os australianos e os 33 pontos de diferença (46-13) reflectem bem o que se passou em campo.

 

No Grupo C, a Nova Zelândia voltou a ganhar sem deslumbrar. Os neozelandeses sentiram muitas dificuldades no primeiro tempo contra a Irlanda e apenas nos últimos 40 minutos conseguiram descansar (25-3). Surpreendente foi o triunfo da Escócia contra a Argentina. Os Pumitas tinham deixado uma boa impressão nos dois primeiros jogos, mas desiludiram contra os britânicos: 6-29.

 

Meia-final (9.º ao 12.º lugar)

Argentina-Itália (segunda-feira, 15h30)

Samoa-Japão (segunda-feira, 17h30)

 

Meia-final (5.º ao 8.º lugar)

Austrália-Escócia (segunda-feira, 15h30)

Irlanda-País de Gales (segunda-feira, 19h30)

 

Meia-final (1.º ao 4.º lugar)

Nova Zelândia-França (segunda-feira, 17h30)

África do Sul-Inglaterra (segunda-feira, 19h30)

Sugerir correcção
Comentar