S. Pedro do Estoril, em Cascais, inaugura parque canino

O Dog Park de S.Pedro do Estoril, em Cascais, vem juntar-se aos dois parques já existentes na Área Metropolitana de Lisboa.

Foto

A partir deste sábado, S. Pedro do Estoril, em Cascais, prepara-se para inaugurar o projecto vencedor da segunda edição, em 2012, do Orçamento Participativo: o primeiro Dog Park do concelho, onde os cães podem circular livremente e as trelas podem ser deixadas para lá da vedação. “O parque NÃO é canil. Não ABANDONE animais. DENUNCIE!”, pode ler-se no regulamento do parque canino.

Situado na praceta Abel Fontoura, a construção do Dog Park, iniciada a 30 de Janeiro de 2015, pretende não só “requalificar um espaço expectante no concelho”, afirma Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, como também transformar mil metros quadrados numa área “multifuncional” de carácter urbano.

Além da zona de recreio, que permite a livre circulação de cães, segundo Nuno Piteira Lopes conseguiram “acomodar no mesmo espaço” diferentes áreas a pensar nos animais de estimação e nos seus donos. A saber: um parque infantil, onde as crianças podem brincar “com toda a segurança”, garante, diversos percursos pedonais, zonas de estadia e ainda uma reorganização do estacionamento.

A proposta, pioneira no concelho de Cascais, surge no âmbito do Orçamento Participativo, sugerida por moradores, refere o vereador, sublinhando que “uma em cada duas famílias do concelho” tem um animal de estimação. A criação de um parque canino no concelho, com um investimento na ordem dos 120 mil euros, vem juntar-se aos dois espaços já existentes na Área Metropolitana de Lisboa: um em Benfica e outro no Campo Grande, ambos em Lisboa. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Ler 2 comentários