Nova Zelândia e Inglaterra arrancam em força

O Campeonato do Mundo de sub-20 arrancou em Itália sem que se registasse nenhuma surpresa na primeira jornada

Cerca de uma semana depois de a Geórgia garantir, em Lisboa, a promoção ao Campeonato do Mundo de sub-20 de 2016, uma dúzia de selecções começaram em Itália a lutar pelo título mundial do escalão. A Inglaterra, que venceu a competição nos dois últimos anos, e a Nova Zelândia, que ganhou a prova em quatro das sete edições, estrearam-se com triunfos robustos, enquanto no jogo mais emocionante, a Irlanda bateu a Argentina com uma penalidade marcada na "bola de jogo".

No Grupo A, a França teve sempre o País de Gales sob controlo. Aos 15 minutos os franceses já tinham marcado dois ensaios (12-0) e os galeses apenas conseguiram reduzir até ao intervalo com uma penalidade (12-3). Na segunda parte, com mais dois ensaios, os gauleses dilataram para 19-3, tendo na parte final os britânicos alcançado o único toque de meta no jogo (19-109.

Na outra partida do grupo, a bicampeã Inglaterra arrumou com o Japão num piscar de olhos: os ingleses marcaram o primeiro ensaio aos 35 segundos e ao intervalo venciam por 45-0. Com a vantagem, os detentores do título fizeram seis substituições e em ritmo de treino permitiram que os japoneses equilibrassem (59-7).

Foto

Apesar de ter somado o bónus ofensivo, a Austrália recebeu uma boa réplica de Samoa. Em Parma, os australianos chegaram ao intervalo a ganhar por 15-8 e a 10 minutos do final, os samoanos tinham apenas cinco pontos de desvantagem (27-22), mas um ensaio de Andrew Kellaway, capitão dos Wallabies, acabou com as dúvidas (34-22).

Na outra partida do Grupo B, a anfitriã Itália não teve hipóteses contra a África do Sul. Os Baby Boks chegaram ao intervalo a vencer por 21-5 e na segunda parte geriram bem a vantagem, alcançado ainda o bónus ofensivo (33-5).

No Grupo C assistiu-se ao jogo mais equilibrado e ao mais desnivelado. Num duelo emocionante e com equilíbrio constante, a Irlanda chegou ao intervalo a vencer a Argentina por 9-6, mas os Pumas conseguiram passar para a frente. Porém, na “bola de jogo”, o suplente Tomas Quinlan tornou-se o herói irlandês ao marcar uma penalidade de angulo muito difícl que garantiu o triunfo da Irlanda, por 18-16.

Mais simples foi a estreia da Nova Zelândia. Os neozelandeses marcaram nove ensaios contra a Escócia e mostraram qualidade para recuperar o título que lhes escapa há três anos. Com Akira Ioane e Tevita Li em evidência, os All Blacks não deram hipóteses aos escoceses, vencendo de forma clara: 68-10.

Sugerir correcção
Comentar