Stade Français implacável, Toulouse teve que sofrer

Em jogos completamente opostos, as duas equipas que jogaram em casa venceram nos quartos-de-final do Top 14

Foto
DR

Stade Français e Toulouse não desaproveitaram o factor-casa e garantiram neste fim-de-semana o apuramento para as meias-finais do Top 14, o principal escalão do râguebi francês. Se a equipa de Paris não teve qualquer dificuldade em bater no derby da capital gaulesa o rival Racing Metro (38-15), na outra partida o Oyonnax caiu de pé e deu muito trabalho ao Toulouse, cedendo apenas pela margem mínima (20-19).

O estádio Jean Bouin foi palco do primeiro jogo dos quartos-de-final e se no papel até se esperava um derby de Paris bastante equilibrado, com um muito esperado duelo de chutadores entre Morné Steyn e Johnny Sexton, a verdade é que testemunhamos um jogo muito desnivelado, com a equipa da casa a mostrar credenciais para lutar pelo título.

Imperturbáveis nos alinhamentos, destruidores nas mêlées (provocaram um cartão amarelo e um ensaio de penalidade) e insaciáveis nos rucks, os jogadores do Stade Français exibiram qualidade, com Steyn em destaque: oito penalidades e duas transformações.

Foto

O Racing Metro nunca conseguiu entrar na discussão do apuramento e apesar de ter conseguido dois ensaios, não foi capaz de provar que merecia um lugar nas meias-finais. Com a vitória, por 38-15, o Stade Français viajará agora até ao Sul de França onde terá a árdua tarefa de medir forçar contra o RC Toulon, o detentor do título.

No sábado, o Oyonnax deslocou-se a Toulouse num verdadeiro combate entre David e Golias, mas a equipa-sensação do Top 14 2014-15 apenas cedeu nos últimos minutos da partida, depois de oferecer uma grande luta.

A equipa visitante, promovida ao escalão máximo do râguebi francês somente há dois anos, chegou ao intervalo a vencer, mas nunca conseguiu alcançar uma vantagem suficiente para estar fora de perigo. E, com o resultado nivelado, o Toulouse aproveitou para garantir o apuramento com um ensaio a cinco minutos do fim, depois de uma bola recuperada e de uma sequência de jogo que parecia interminável.

Com o resultado em 20-19, os instantes finais foram de sofrimento para ambas as equipas, tendo McAlister desperdiçado uma penalidade. Com o triunfo, o Toulouse discutirá com o Clermont, de Julien Bardy, um lugar na final.

Sugerir correcção
Comentar