Canal180 vai transformar Abrantes num campo criativo global

Com um investimento na ordem dos 75 mil euros, o festival vai na sua 5.ª edição e decorre, pela terceira vez consecutiva, em Abrantes, no distrito de Santarém

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Colaborações criativas em "media arts" é o principal tema da edição deste ano do Creative Camp, organizado pelo Canal 180 e que volta a reunir em Abrantes vídeo, música, fotografia, design, arquitectura e arte urbana.

Com um investimento na ordem dos 75 mil euros, o festival, que vai na sua 5.ª edição e decorre, pela terceira vez consecutiva, em Abrantes, no distrito de Santarém, pretende interagir com os comerciantes do centro histórico e ocupar vários espaços da cidade na semana de 5 a 12 de Julho, realizando, paralelamente, e pelo segundo ano, dois concursos de ideias para intervenções urbanas na cidade.

"Este é um evento que abre espaço ao improviso e à criatividade, que procura dar a conhecer novos criadores e desenvolver novos conceitos de actuação em espaço citadino, neste caso em Abrantes, e que procura ainda novas formas de comunicação criativa e interativa com os media", disse à Lusa Nuno Alves, director de programação do Canal180, canal televisivo por cabo dedicado às artes, cultura e criatividade.

"O 180 Creative Camp é o resultado natural da nossa actividade e sintetiza o universo do Canal 180, enquanto primeiro canal de televisão 'open source' inteiramente dedicado à cultura, às artes e à criatividade", sublinhou aquele responsável.

"Este é um conceito que exportámos para Itália, onde estivemos em Lecce, no ano 2014, mas que tem outros países interessados, como a Croácia, a Polónia ou a Colômbia, e que Abrantes tem acolhido muito bem. Talvez por ser uma cidade pacata, do interior e de média dimensão, tem agradado aos artistas que aqui têm trabalhado", destacou.

Com o objectivo de seleccionar novas ideias para intervenção urbana, o Creative Camp tem já dois concursos a decorrer, com inscrições até dia 31 de Maio, sendo que o concurso de intervenção urbana vai premiar o projeto mais original com um cheque de 5 mil euros.

A ideia é "promover a apropriação do espaço público de Abrantes", sintetizou Nuno Alves, relativamente a um concurso que parte da colaboração entre o Canal180, a Câmara Municipal de Abrantes e a plataforma de arquitetura internacional ArchDaily, que irão compor o júri do mesmo, aos quais se juntam, ainda, José Mateus, da Trienal de Arquitetura de Lisboa, e Marco Canevacci, do colectivo alemão Plastique Fantastique.

A iniciativa "Stores Art Attack Projects", concurso iniciado na edição 2014, repete-se este ano.

Em colaboração com a Associação Centro Comercial Ar Livre de Abrantes, serão seleccionadas 15 propostas nacionais e internacionais para intervenções criativas em lojas do centro histórico de Abrantes, com o propósito de dinamizar o comércio local.

Cada proposta receberá o apoio de 200 euros para a sua implementação. O 180 Creative Camp apresenta também diversas actividades direccionadas à comunidade local. Além da presença de cerca de 60 artistas e de 'workshops' dedicados a diferentes áreas criativas, o evento anuncia um programa de 10 concertos de vários estilos musicais em "locais inusitados da cidade". Os concertos decorrerão durante toda a semana do 180 Creative Camp e serão abertos ao público.

Vídeo, música, fotografia, design, arquitectura e arte urbana são algumas das áreas que serão "remisturadas" neste 180 Creative Camp.

Sugerir correcção
Comentar