Próximo Vargas Llosa já tem título

Próximo romance do Nobel da Literatura peruano vai chamar-se Cinco Esquinas.

Foto
Vargas Llosa anunciou em Madrid o título do seu próximo romance SUSANA VERA/REUTERS

O Nobel peruano Mario Vargas Llosa já acabou o primeiro manuscrito do seu novo livro, que também já tem título: Cinco Esquinas. O escritor fez saber este sábado em Madrid que gosta, aliás, de começar pelo título, que lhe serve como guia para a escrita.

Aos 79 anos, Vargas Llosa, diz o El País, continua a ser o adolescente cujo amor pela literatura faz viver cada episódio da vida como acontecimento digno de alvoroço. Acabado de regressar de Lima, onde viveu os últimos meses depois de uma aventura como actor de teatro, foi com esse “alvoroço adolescente” que exclamou: “Já tenho título! Vai chamar-se Cinco Esquinas!”.

Segundo o jornal espanhol, títulos como A Cidade e os Cães, A Guerra do Fim do Mundo ou A Festa do Chibo surgiram mal começou a escrever essas mesmas obras. Em contrapartida, este mais recente resistiu-lhe, até lhe surgir de repente, na quinta-feira à noite, ao chegar a Madrid, a sua segunda cidade depois de Lima.

Um título, diz o escritor, ordena as coisas, põe em circulação a sua mão com as incontáveis correcções que sempre faz.

Cinco Esquinas passa-se em Lima, no bairro com o mesmo nome, em tempos uma zona elegante da cidade. Ou seja, recorda o El País: Llosa volta à cidade que foi cenário das mais importantes obras da primeira etapa do seu percurso literário, incluindo o monumental Conversa n'A Catedral (1969). 

Sugerir correcção
Comentar