Investigadores transformam unha do polegar num mini "trackpad"

NailO é um pequeno dispositivo móvel que quer facilitar a interacção com "smartphones", "tablets" ou computadores pessoais, sem ser necessário ter contacto com o aparelho

Foto

Uma equipa de investigadores da universidade norte-americana MIT (Massachusetts Institute of Technology) criou um "trackpad" em miniatura para ser aplicado sobre a unha do polegar e utilizado para operar aparelhos móveis ou aumentar o interface de outros dispositivos, através de Bluetooth.

Imagine-se que se está a cozinhar e toca o telemóvel ou se pretende ver os passos seguintes de uma receita num "tablet". As mãos estão ocupadas ou sujas e habitualmente é necessário largar tudo, limpar as mãos e só depois atender a chamada ou fazer "scroll" na página.

Uma equipa de investigadores do MIT Media Laboratory desenvolveu um pequeno dispositivo móvel a que chamaram NailO e que tem como objectivo facilitar a interacção com "smartphones", "tablets" ou computadores pessoais, sem ser necessário ter um contacto com o aparelho.

A ideia de criar uma unha tecnológica surgiu com os autocolantes e unhas falsas usadas em manicure. No caso da NailO, os investigadores tentaram desenvolver um produto que tivesse um cuidado estético, criando películas coloridas ou com padrões para cobrir a superfície do protótipo. Mas o design é apenas um complemento à tecnologia, neste caso em versão miniatura.

O protótipo actual é composto por pequenos sensores, uma bateria e três chips — um para o controlo, outro para a ligação por Bluetooth e um terceiro para o sensor capacitivo. Tudo encaixa num pequeno aparelho literalmente do tamanho de uma unha de polegar, através do qual o utilizador pode realizar operações pelo movimento do dedo ou da mão ou passando com o indicador na unha falsa.

Cindy Hsin-Liu Kao, uma das investigadoras do projecto, explica que a NailO é “muito discreta” e “pouco intrusiva”. “Quando a uso, torna-se uma parte do meu corpo”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar