Chão de Ferro: as fotos das tampas de rua dão exposição

Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, recebe exposição com fotografias de tampas de ferro fundido partilhadas no Instagram. Melhores fotos têm direito prémios Instalab

Foto
tampa_ferro_fundido/Instagram

“Pisamo-las diariamente sem lhes dar atenção. Com a sua infinidade de texturas, padrões, formas, palavras, variações cromáticas, podem contar-nos histórias.” Assim começa a descrição de Chão de Ferro, iniciativa que nasceu de uma conta de Instagram e que agora chega a Castelo Branco, sempre de olhos postos no chão. Aqui, o ponto de interesse são as tampas de ferro fundido, aquelas que podem contar histórias de “pessoas, empresas, da cidade, dos avanços tecnológicos”.

O designer gráfico Jorge Portugal, do perfil #tampa_ferro_fundido, fotografa estes objectos que marcam estradas e passeios desde 2014. Decidiu criar o Chão de Ferro para chamar a atenção das pessoas para aquilo que pisam, diariamente, convidando-as a integrar uma exposição participativa até 28 de Abril.

Para veres as tuas fotografias no foyer do Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, basta partilhares com a “hashtag” #chaodeferro. A projecção vai ser feita em tempo real, entre 8 e 28 de Abril, de terça a sábado (das 14h às 19h).

Além da possibilidade de fazer parte da exposição, o Chão de Ferro criou também um passatempo. A melhor fotografia, escolhida pelo Instalab e por Jorge Portugal, recebe um “booklet”. Já as três imagens com mais “likes” vão receber ímanes, retroprints e impressões, respectivamente. O regulamento do passatempo, aberto até 28 de Abril, pode ser consultado aqui.

O Chão de Ferro integra a agenda cultural trimestral de Castelo Branco, organizado pela câmara municipal e com Jorge Portugal como comissário. Além de registos do Instagram, a exposição vai ter ainda desenhos e pinturas de 1000 alunos das escolas do concelho de Castelo Branco, desafiados a captarem para cadernos as tampas de ferro fundido com as quais se cruzassem.

Sugerir correcção
Comentar