Hora muda no próximo domingo

A meio do fim-de-semana, adiante o relógio mais 60 minutos.

Foto
AFP

A hora vai mudar este fim-de-semana. Pela meia-noite de domingo, o tempo vai passar mais rápido e a hora vai adiantar 60 minutos. Nessa altura, será 1h em Portugal Continental e na Madeira e menos uma hora nos Açores.

A União Europeia muda a hora, no domingo, quando os relógios adiantarem 60 minutos, passando Portugal a ter uma hora acima do tempo universal (tempo médio de Greenwich, GMT) e a viver um dia de 23 horas.

Quem tiver horários a cumprir na manhã de domingo acabará por dormir menos uma hora ou terá de se deitar mais cedo. E é importante não esquecer acertar os relógios, que devem marcar uma hora a mais em relação ao dia anterior.

Esta mudança marca o início do horário de Verão, com o amanhecer a chegar mais cedo e o anoitecer mais tarde.

A próxima alteração à hora será só em Outubro, então regressar-se-á ao horário de Inverno, este que será abandonado no próximo domingo.

A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia, no mesmo momento, mas outros estados que não fazem parte dos 28 seguem as mesmas normas. Só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora no próximo domingo nem os atrasam em Outubro. De cinco em cinco anos, a Europa reavalia a manutenção dos horários de Verão e de Inverno.

Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Ler 2 comentários