Nova parceria leva PÚBLICO a universo de 50 milhões de leitores

No ano em que completa 25 anos, o jornal passa a ter uma edição online especial para o Brasil.

Foto
O aspecto da homepage do site especial do PÚBLICO para o Brasil DR

A partir desta terça-feira, 17 de Março, o PÚBLICO estará disponível para os leitores do UOL, a maior empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de Internet do Brasil, com mais de 7400 milhões de páginas vistas por mês. A sua homepage recebe mais de 50 milhões de visitantes únicos por mês. Pioneiro na Internet brasileira, oferece um extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de mil canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços.

A edição especial online do PÚBLICO para o Brasil terá uma selecção de artigos com particular interesse para os leitores brasileiros, mantendo a ortografia portuguesa. Actualmente, 7% a 10% do tráfego do site do PÚBLICO vem do Brasil. O objectivo da parceria com o UOL é aumentar o número de brasileiros que lêem o PÚBLICO. A edição brasileira será da responsabilidade dos jornalistas Hugo Torres, gestor de comunidades e redes sociais, em Lisboa, e Andréia Azevedo Soares, editora do P3, no Porto.

“O Brasil é uma das prioridades do PÚBLICO e este é um importante passo na nossa estratégia de expansão, um trabalho que começou há mais de um ano”, disse Simone Duarte, directora adjunta do jornal com o pelouro da internacionalização. “Em 2014 escolhemos o Brasil como principal tema editorial, enviámos dez jornalistas ao país, publicámos artigos e reportagens especiais de Março a Dezembro e tivemos Adriana Calcanhotto como directora por um dia na edição de aniversário. O mercado brasileiro é uma grande aposta.”

PÚBLICO no Brasil
O PÚBLICO está presente no Brasil de diversas formas. No Rio de Janeiro, pelo segundo ano consecutivo, o jornal realiza, juntamente com O Globo, o maior evento de vinhos para consumidores da cidade. Um suplemento especial sobre vinhos com uma tiragem de 200 mil exemplares é editado pelo jornalista Manuel Carvalho, com artigos de Alexandra Prado Coelho e dos críticos Rui Falcão e Pedro Garcias. Devido ao sucesso da primeira edição (2014), o Vinhos de Portugal no Rio 2015 irá realizar-se num espaço maior, o Jockey Club Brasileiro, de 22 a 24 de Maio. 

Em São Paulo, em Novembro de 2014, o PÚBLICO lançou, em parceria com a Livraria Cultura, uma versão mensal do Ípsilon. Esta edição brasileira do suplemento de cultura é distribuída gratuitamente com a Revista da Cultura nas 19 lojas da rede em dez cidades do país. No âmbito da publicação do Ípsilon no Brasil, o jornal e a Livraria Cultura realizam "Minha Língua, Minha Pátria", uma semana dedicada à literatura portuguesa e brasileira, de 10 a 15 de Abril. Participam autores como Carlos Reis, Gonçalo M. Tavares, Adriana Calcanhotto, Alexandra Lucas Coelho, Gregorio Duvivier e Matilde Campilho.

Agora com a parceria com o UOL, os brasileiros terão acesso mais rápido e mais fácil aos conteúdos do PÚBLICO, incluindo os projectos especiais. Nos últimos anos, a versão digital do jornal ganhou mais de 20 prémios europeus. Em 2013, recebeu o European Newspaper Award. Foi a primeira vez que a organização alemã, que premeia jornais impressos europeus, deu uma distinção a um site. Recebeu também o Prémio ÑH (SND) de site com o melhor design da Península Ibérica.

Sugerir correcção
Ler 21 comentários