Jogo grande na Cidade do Cabo

Na 5.ª jornada do Super Rugby, o primeiro (Stormers) recebe o terceiro (Chiefs), enquanto na Austrália há novo confronto entre Reds e Brumbies

Foto
DR

Com os Bulls de folga, a 5.ª jornada do Super Rugby terá um jogo que promete na Cidade do Cabo: Stormers-Chiefs. Ainda sem qualquer vitória, os Blues não vão ter uma deslocação propícia à retoma (Hurricanes), havendo ainda duelos interessantes entre conterrâneos: Force-Rebels, Reds-Brumbies e Cheetahs-Sharks.

Na abertura da jornada, os Hurricanes (4.º) recebem os Blues (últimos), num jogo que se espera tranquilo para a equipa de Wellington. Os “Canes” vão fazer algumas alterações, estreando Nehe Milner-Skudder a defesa em detrimento de James Marshall. Cory Jane fica de fora e entra Matt Proctor para “14”, TJ Perenara regressa a “9” e Jeremy Thrush já estará no banco. Os Blues não poderão contar com Jerome Kaino devido a lesão - Steven Luatua assumirá a posição “8”.

Num duelo australiano, a Force recebe os Rebels, num embate entre 12.º e 9.º, respectivamente. A Force vem de uma derrota frente aos Brumbies e os Rebels regressam à competição depois de uma semana de folga. Curiosamente, estas equipas iniciaram a competição com duas surpreendentes vitórias: Force frente aos Waratahs; Rebels contra os Crusaders. No entanto, perderam todos os jogos seguintes.

Foto

Os Crusaders, num pouco habitual penúltimo lugar, voltam à acção depois de uma semana de folga e vão poder contar com quatro “pesos-pesados” de início: Sam Whitelock, Kieran Read, Dan Carter e Nemani Nadolo. No entanto, Israel Dagg estará de fora devido a lesão. Os Lions vão começar com a mesma equipa que derrotou os Blues, na semana passada.

Os Highlanders de Dunedin recebem os Waratahs, no que se espera ser um embate equilibrado. Michael Cheika mantém inalterada a equipa que derrotou por 18 pontos os Reds, na 4.ª jornada. Os Reds recebem os Brumbies com a boa notícia de Chris Kuridrani ter sido absolvido de uma carga perigosa frente a Folau no jogo anterior. A pressão sobre os Reds é imensa (ocupam o 13º lugar com cinco pontos), mas toda a equipa reconhece o imenso número de jogadores lesionados e está ao lado do seu treinador, Richard Graham.

Naquele que se espera ser o grande embate da jornada, os Stormers recebem os Chiefs, na Cidade do Cabo. Os sul-africanos terão um teste muito importante à sua defesa, frente a uma formação neozelandesa que se tem mostrado extremamente ofensiva. Pelos Stormers regressam Ruan Botha (segunda-linha), estando também disponíveis Jurie van Vuuren e Kobus van Wyk .

A equipa da África do sul tem apresentado uma defesa extremamente coesa, contestando o jogo no solo e forçando uma reciclagem lenta de bola aos adversários. Até ao momento, apenas concedeu quatro ensaios, faltando no entanto, alguma capacidade de penetração das linhas atrasadas para marcar ensaios.

No derradeiro embate, os Cheetahs recebem os Sharks e a equipa da casa fará muitas mudanças, nomeadamente com Sarel Pretorius a regressar a “9”, François Venter a mover-se de segundo para primeiro centro, entrando para o seu lugar Johann Sadie. Oupa Mohoje manter-se-á a “6” depois de Tiene Burger se ter lesionado. Boom Prinslo passa a “8”, Jean Cook entra a “7”. Os Sharks, com três derrotas em quatro jogos, vão ter de encontrar a fórmula certa para contrariar a equipa de Bloemfontein.

Sugerir correcção
Comentar