IKEA
Foto
IKEA

Ikea: estes móveis carregam telemóveis e tablets

Nova colecção da marca sueca integra carregadores sem fios para "smartphones" e "tablets". Mesas-de-cabeceira, secretárias e candeeiros devem chegar às lojas portuguesas em Abril

No Mobile World Congress, no último domingo, a Ikea lançou a sua nova ideia: uma linha de mobília que pode carregar dispositivos móveis, sem fios.

É a primeira linha de mobiliário da conhecida marca sueca que oferece a possibilidade de se carregarem dispositivos móveis sem serem necessários fios. A ideia foi apelidada de “Home Smart” e vai integrar a popular “Qi wireless charging technology”. Qualquer um poderá, assim, através da mobília, carregar um dispositivo de forma rápida. O dirigente da empresa, Menno Treffers, considera que “é um dispositivo barato e simples para os consumidores.”

Esta é uma tecnologia recente que permite que se carreguem, sem fios, as baterias dos dispositivos móveis. Já existe em mais de 500 produtos e tem a vantagem de não ser necessário qualquer tipo de fio, podendo ser usado em aeroportos, hotéis, carros e até no trabalho.

Os “smartphones” que não suportem Qi não podem beneficiar desta tecnologia, apesar de já ser popular no mundo dos “gadgets” - marcas como Samsung, Microsfot, Motorola, Nokia, entre outras (mais de 80 diferentes telemóveis e 15 modelos de carros) já usam Qi. Aliás, é, de momento, o método mais usado para se transferir energia eléctrica sem fios.

Segundo Bjorn Block, um dos gerentes de departamento no IKEA, a empresa acaba por culminar uma falha ao aliar o design à tecnologia: “Acreditamos que os telemóveis móveis são uma parte vital na vida das pessoas porque precisam de estar conectadas e o Qi consegue manter esses dispositivos carregados”.

A IKEA vai lançar esta linha mobiliária na América do Norte e na Europa no próximo mês. 

Sugerir correcção